💙 Novembro Azul: mês de Prevenção ao Câncer de Próstata.

A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Por isso os nossos olhos estão voltados para os ex-atletas!

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento chegando a um índice de cura de até 95%.

A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Situações que aumentam o risco:
👉Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto os fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

👉Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.

👉Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

*Sintomas:
👉Dificuldade de urinar
👉Diminuição do jato de urina
👉Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
👉Sangue na urina

*Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

Se você é ex-atleta e necessita alguma orientação, procure a equipe do Sindicato de Atletas SP.

#novembroazul💙 #cancerdeprostata #testedavida #selecaodasaude #exatletas #prevencao #saude #apoio #sindicatodeatletassp #gentequecuidadegente

🎯 MKT Digital: @soccerdigital10

MARTORELLI E MEDALHISTAS

Martorelli participa de Painel SAF e recebe medalha de Zanetti, Érika Coimbra e Maurren Maggi durante COBEXPO 2024