19/07: Dia Nacional do Futebol

DA REDAÇÃO

No dia 19 de Julho é comemorado o Dia Nacional do Futebol. Mas nem todos lembram ou sequer conhecem da data. A escolha se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

Fora do país a data é outra. O dia Internacional do Futebol é comemorado em 26 de outubro. Em 1863, uma reunião em Londres na Taberna Freemason, na Great Queen Street,  revisou as regras do jogo, que passou a ser jogado apenas com os pés. Foi a primeira reunião da The Football Association, a associação de futebol mais velha do mundo, que ainda controla a Premier League Inglesa.

NO BRASIL POR CHARLES MILLER

O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudou na Inglaterra, onde aprendeu a dominar as técnicas futebolísticas. Ao retornar para o país, trouxe uma bola, uma agulha, uma bomba de encher e um uniforme. Com a divulgação do esporte, este se tornou uma paixão do povo brasileiro, fazendo do nosso país o maior campeão mundial.

Os clubes pioneiros do futebol nacional

1894 São Paulo Athletic Club – São Paulo (Clube de cricket onde o sócio Charles Miller introduziu o futebol no Estado de São Paulo. Departamento de futebol extinto)
1898 A.A. Mackenzie College – São Paulo (departamento de futebol extinto)
1899 Sport Club Internacional – São Paulo (extinto)