Ana Moser é a nova presidente da organização Atletas pela Cidadania

DAS AGÊNCIAS

A Atletas pela Cidadania anuncia Ana Moser como a sua nova presidente. Lenda do vôlei brasileiro, no qual se destacou pelo enorme talento e liderança, Ana terá nos próximos dois anos o desafio de conduzir a Organização na busca pela construção de um legado social dos megaeventos esportivos que acontecerão no País, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Eleita por unanimidade em assembleia realizada nesta quarta-feira (30), no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, a medalhista olímpica substituirá o ex-jogador de futebol Raí, que continuará à frente da Atletas pela Cidadania no cargo de diretor.

Ao lado de Raí estão Flávio Canto, Giovane Gávio, Ida, Joaquim Cruz e Patrícia Medrado. No encontro em que Ana Moser foi eleita também estiveram presentes André Veras, Cláudia Chabalgoity, Edmílson de Moraes, Gustavo Borges, Jan Atens, João Vianna (o Pipoka), Lars Grael, Magic Paula, Nelson Aerts, Ricardo Vidal,  Roberto Lazzarini e Vanessa Menga. Após a assembleia, os atletas tiveram almoço com empresários e discutiram projetos esportivos voltados para a população.

"O Raí é o grande mobilizador inicial desse movimento, poderia continuar presidente, mas quer dar o exemplo democrático da rotatividade na liderança”, declarou a nova presidente da Atletas, Ana Moser. “Assim, trocamos de papel na presidência, mas mantemos nossa força de grupo de atletas para democratizar o acesso ao esporte no país e que a oportunidade para isso é melhor do que nunca com a realização dos megaeventos esportivos no país", completa.

A Atletas pela Cidadania acredita que o esporte é uma ferramenta importante para o desenvolvimento do País. Por isso, defende que o esporte no Brasil seja um sistema integrado, acessível a todos e que promova a educação. Assim, como consequência da universalização da prática esportiva, o País conseguirá também melhores em grandes competições. Para a organização, este é o maior legado que os megaeventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíadas) podem nos proporcionar.

Sobre a Atletas pela Cidadania – A Atletas pela Cidadania é uma ação pioneira no mundo, que soma a imagem da vitória, o talento e o engajamento de atletas brasileiros, de diversas gerações e modalidades esportivas, em prol de uma causa comum. A organização sem fins lucrativos é composta por atletas, ex-atletas e outras importantes figuras da comunidade esportiva. Este grupo uniu esforços para chamar a atenção e mobilizar os cidadãos no apoio às causas sociais de relevância nacional, em projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Conheça mais sobre a organização em www.atletaspelacidadania.org.br.

Algumas das metas da Atletas em relação ao legado esportivo da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 são:

ATIVIDADE FÍSICA:
2014 a 2016: Dobrar a prática de atividade física da população nas cidades-sede da Copa até 2016.
2022: Dobrar a prática de atividade física no país até 2022.

ESPORTE EDUCACIONAL:
2014 a 2016: Ter 80% das escolas púbicas das cidades-sede da Copa do Mundo com esporte educacional.
2022: Ter 100% das escolas do país com esporte educacional.

SISTEMA NACIONAL DO ESPORTE
Reestruturar o sistema nacional de esporte no país