SAPESP completa 65 anos nesta segunda-feira. Reveja a trajetória

REDAÇÃO SAPESP

O Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo completa 65 anos nesta segunda-feira. A entidade, que hoje é dirigida por Rinaldo José Martorelli abriu as portas em 23 de julho de 1947, quando o então goleiro do São Paulo F.C, Helio Caxambu, foi  escolhido para representar a Associação dos Jogadores de Futebol. Em apenas dois anos, a Associção conseguiu integrar-se na condição de Sindicato e Caxambu seguiu por mais três anos como presidente.

O início foi marcado pela falta de contribuição voluntária dos atletas. Caxambu, percebendo que não receberia de maneira espontânea, conseguiu com que os clubes cobrassem as contribuições em carteira. E foi a Sociedade Esportiva Palmeiras a primeira agremiação a reconhecer a entidade oficialmente em

Mas foi sob os olhares da Federação Paulista de Futebol que o Sapesp deu sua primeira mostra de poder de negociação. Ajudou o então presidente Roberto Gomes Pedrosa a solucionar uma possível greve de atletas do Jabaquara. Ganhou respeito e aproximou-se ainda mais dos acontecimentos esportivos.

Em julho de 2012, o sindicato completa 65 anos e coleciona uma lista enorme de benefícios aos atletas profissionais, como o direito a 30 dias de férias, atuar uma hora mais tarde no horário de verão, recebimento do direito de arena, além de lutar diariamente pela classe com negociações coletivas e individuais juntos aos clubes.