Brasil terá 51 atletas militares nos jogos olímpicos

DA REDAÇÃO

Nos Jogos Olímpicos 2012, o Brasil ganha reforço com a participação de 51 militares entre os atletas que estarão em Londres na luta por medalhas em 12 competições – vôlei, vela, atletismo, esgrima, hipismo, natação, pentatlo moderno, taekwondo, judô, tiro, boxe e triatlo. É a maior participação de militares brasileiros numa Olimpíada. Como o País levará 259 atletas, o efetivo das Forças Armadas representa 19,7%.

Também irão à capital britânica sete técnicos, três fisioterapeutas, um nutricionista e cinco militares que atuarão como observadores. Esses militares terão a missão de levantar informações sobre as atividades, que devem ser utilizadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e nas Paralimpíadas. O Ministério da Defesa enviará também ao Reino Unido quatro militares para acompanhar a execução do plano de segurança.

Os detalhes do planejamento também servirão para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo Fifa 2014. Dos 67 militares da delegação brasileira, 18 são da Marinha do Brasil e 49 do Exército Brasileiro. A participação dos atletas é fruto do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (AAR) nas Forças Armadas. Os integrantes da comissão técnica e observadores integram o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016.

Mais informações em www.defesa.gov.br.