O primeiro time de futebol que levou o nome da cidade de Guaratinguetá ao cenário nacional, foi a Associação Esportiva de Guaratinguetá, fundada em 9 de julho de 1915.
Com uma história marcada por altos e baixos, a “Gloriosa” conquistou em 1959 o torneio João Havelange. Mas sua maior conquista foi no dia 30 de outubro de 1960, com seu uniforme branco e vermelho a alvi-rubra conseguiu o acesso para a divisão especial do futebol paulista.
A Esportiva venceu a equipe do XV de Novembro de Jaú por 5 a 0, no estádio Doutor Benedito Meireles, em Guaratinguetá. Entre os atletas que marcaram essa conquista, está Marucci, autor do último gol dessa goleada, aos 43 minutos da etapa final.
Como nesse ano, a Associação Esportiva completaria 98 anos de fundação, a diretoria do Guaratinguetá irá homenagear durante essa temporada, personagens desse “Tempo de Glória”.
O primeiro a receber esse reconhecimento foi o ponto de lance do Lobo do Vale, Luiz Geremias Marucci. Antes da partida entre Guaratinguetá e Audax, ele recebeu uma placa em agradecimento aos 136 gols feitos pela equipe em jogos oficiais, entre 1956 a 1962.