Jogador quase perde visão após ataque de torcida contra ônibus do clube

REDAÇÃO SAPESP (COM FIFPRO)

O Futebol venezuelano ganhou manchete no mundo após o incidente que causou uma grave lesão nos olhos do jogador Jesús Quintero, do Estudiantes de Mérida, equipe que disputa a primeira divisão do futebol do país. Ele é a mais recente vítima da violência contra atletas profissionais.

No domingo, 18 de janeiro, Jesús Quintero estava sentado no ônibus de sua equipe após uma derrota por 3-1 para o Llaneros de Guarane, em jogo válido pelo torneio Clausura venezuelano. O ônibus em que estavam sofreu uma emboscada e torcedores atiraram pedras através das janelas do ônibus.

Quintero sofreu cortes ao redor dos olhos, assim como os lábios e as mãos. O jogador de 18 anos precisou de uma cirurgia de emergência em ambos os olhos. De acordo com um comunicado do clube, a operação foi bem sucedida, Quintero não sofrerá danos a longo prazo nem perderá a visão, disse o clube.

A FIFPro já se pronunciou e afirmou estar chocada com o incidente. "Muitas vezes eu leio histórias sobre os jogadores que procuram abrigo em seu ônibus, escondendo-se de ataques de torcedores rivais. Isso é horrível. Imagine você esperando para voltar para casa depois de um dia de trabalho, sentado em um ônibus  e começa a ser apedrejado … ', reage Tony Higgins, porta-voz da FIFPro sobre anti-racismo e anti-violência.

"A visão de Jesús Quintero coberto de sangue, realmente me faz sentir mal do estômago. É um milagre que ele provavelmente não irá sofrer qualquer dano a longo prazo. Você nem queira pensar sobre o que poderia ter acontecido … "

Na semana passada, o jovem atleta marcou seu primeiro gol como jogador profissional. "Nós da FIFPro estamos ansiosos para assistir Jesús marcar seu segundo gol no futebol profissional", completou a entidade em nota.

Ainda segundo o comunicado, a FIFPro está monitorando todos os incidentes violentos e racistas envolvendo jogadores de futebol. Todas as associações de futebolistas profissionais auxiliam na coleta de informações sobre estes incidentes.

Higgins finaliza com um pedido: "Desejamos e esperamos que as autoridades venezuelanas e todas as outras autoridades nacionais em todo o mundo farão o seu melhor para evitar incidentes vergonhosos como estes se reproduzam."