O zagueiro brasileiro Claudiney Rincón, 33, naturalizado guiné-equatoriano, morreu na manhã desta segunda-feira vítima de malária. O jogador, que defendeu o Avenida (RS) na Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho deste ano, estava internado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, no interior de São Paulo.
É provavel que o atleta tenha contraído o vírus no continente africano, em partida realizada pela seleção da Guiné-Equatoriana, válida pelas eliminatórias africanas da Copa 2014. (derrota por 2 a 1 para Cabo Verde e empate por 1 a 1 com a Tunísia).
A malária, também chamada de paludismo, é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito-Prego (do gênero Anopheles fêmea).
"O Rincón voltou para o Brasil no último dia 20, estava tudo normal. Parece que o vírus da malária pode se manifestar depois de 15 dias. Na última quarta-feira ele saiu daqui normal, foi de carro para Sorocaba. Ele chegou lá na quinta-feira e começou a ter problemas na sexta-feira, dor de cabeça, dores no corpo. Sentimos muito pela morte dele, estamos de luto", lamentou em entrevista ao LANCE!Net.