REDAÇÃO SAPESP
O presidente Rinaldo Martorelli participou na última terça-feira (24), do 1º Fórum Legislativo do Futebol na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A mesa foi presidida pelo Deputado Andrés Sanchez (PT) e teve também a presença do deputado Afonso Hamm (PP) – presidente da Comissão Permanente da Legislação no Futebol, Zé Mário – presidente da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol e Modesto Roma Jr – presidente do Santos FC.
Martorelli lembrou a situação atual do futebol brasileiro e como a legislação do setor vem colaborando para seu descrédito.
"A permissividade da lei, historicamente, influenciou para que os clubes se moldassem suas gestões sem a responsabilidade, principalmente financeira, que se pretende em um segmento sério e consequentemente produtivo. É um erro não entender que quanto mais organizado fora do campo, isso implica em satisfazer compromissos salariais com os jogadores, mais os resultados desportivos aparecerão”, defendeu o sindicalista.
“A goleada para a Alemanha na Copa do Mundo não foi por casualidade. Se quisermos nos comparar com alguma coisa lá de fora, que seja com a responsabilidade na administração", ressaltou.
O presidente chamou a atenção, em termos jurídicos, de que a melhor ferramenta, legítima e equilibrada para resolver as especificidades na relação, é a Convenção Coletiva de Trabalho.
“Este instrumento que permite a troca de garantias entre as partes e vai resultar no equilíbrio que o setor precisa, exortando os clubes à negociação”, aponta.
Por fim, Martorelli enfatizou que, já que se pretende fazer uma nova alteração na lei, que os Deputados sejam responsáveis e construam uma legislação que possa reorganizar o futebol, por esse ser o seu grande objetivo legal.