NOTÍCIAS

NULL

A pedido do Sapesp, F.P.F lança Programa de Mapeamento de Lesões

Foi lançado nesta segunda-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, o projeto de Mapeamento de Lesões no Futebol. O programa tem por ofício fazer um monitoramento das lesões sofridas pelos atletas durante os jogos e os treinamentos. Participaram da coletiva de lançamento o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, o diretor do Departamento Médico da FPF, Jorge Pagura, e Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato Nacional dos Atletas.
 
A partir desta semana, o plano piloto será realizado com as equipes paulistas que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, que farão o mapeamento durante as rodadas finais dos campeonatos. “Vamos ter uma amostragem muito boa. Esse é um projeto piloto, que vamos ver como está o funcionamento. Não temos condições de tirar conclusões científicas”, comentou Pagura.
 
O sistema deverá ser ampliado após o término do Campeonato Brasileiro, com outros clubes do futebol paulista. “Deveremos fazer um workshop com duas pessoas de cada departamento médico das divisões A1 e A2. Vamos juntar isso ao processo FIFA 11 + S e seguramente teremos dados para nortear o departamento técnico a realizar um bom campeonato, que proteja os atletas”, disse Pagura.
 
O diretor do Departamento Médico negou que o comitê queira mudar o calendário do futebol brasileiro, mas que pode sugerir melhorias com base científica. “A função do comitê é elaborar os dados, avaliar, discutir e passar para o Departamento Técnico da federação. Seguramente para 2015, os dados que teremos irão influenciar na elaboração de um bom campeonato”, finalizou.
 
Preocupação com os atletas
 
Presente na reunião o presidente do Sindicato Nacional dos Atletas, Rinaldo Martorelli enalteceu a preocupação da FPF com os atletas. “De fato ficamos felizes porque mais uma vez a federação mostra sensibilidade às nossas solicitações como já o fez nas outras vezes quando conseguimos a parada técnica para hidratação para jogos em que as temperaturas são muito altas, quando conseguimos mudar o horário dos jogos das 16h para as 17h quando era horário de verão e outras coisas que nós discutimos em relação à saúde dos atletas”, comentou.
 
O presidente Marco Polo Del Nero contou sobre a criação do Comitê Médico da Federação Paulista de Futebol. “Há uns dois anos o presidente Martorelli vem pedindo que a federação fizesse avaliação da saúde dos atletas. Conversei com o Dr. Jorge Pagura e ele idealizou um plano de trabalho neste sentido. Criamos um Comitê Médico e a partir disso o Pagura começou a trabalhar constantemente e reuniões frequentemente ocorrem aqui na FPF”, falou.
 
Martorelli disse que hoje a questão das lesões é uma das que mais preocupa o sindicato e agradeceu o presidente da FPF por criar o comitê para estudar o tema. “Vínhamos preocupados com o número de lesões dos atletas, mas como monitorar isso? Não sei. Então o Dr. Marco Polo muito sabiamente estabeleceu um comitê de especialistas que puderam trabalhar, buscar informações e recursos e chegar a esse trabalho que nós apresentamos hoje. Um trabalho de monitoramento muito importante e que mais uma vê vem consagrar o trabalho que a gente faz em prol dos atletas”, finalizou.

fonte: site F.P.F

Compartilhar:

+ NOTÍCIAS

Jurídico

post---assembleia-ata-e-video

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

Institucional

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?

Institucional

POST---ASSEMBLEIA-MAIO-2024-2

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – 15/05