Acordo entre Sapesp e F.P.F garante 2 paradas para hidratação em jogos às 10h

NOTA OFICIAL

Clique e leia o ofício enviado à F.P.F

Clique e veja a resposta da F.P.F

Após receber formalmente o pedido da FENAPAF – Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol para que as partidas realizadas às 10h da manhã em todo o Brasil tenham duas paradas para hidratação em dias de calor, a F.P.F afirmou que adotará a medida em suas competições oficiais em São Paulo.

"Referindo-nos ao seu ofício de 30/07/2013, levamos ao seu conhecimento que a Comissão de Arbitrafem da Federação Paulista de Futebol foi orientada para que sejam obedecidas as duas paradas para a hidratação dos atletas, durante os jogos progrmados para as 10 horas da manhã, nos dias em que a temperatura esteja alta", afirmou o comunicado da entidade máxima do futebol paulista.

De acordo com o documento enviado pela Fenapaf, duas paradas devem ser realizadas durante os jogos. A primeira aos 30' do primeiro tempo e a segunda aos 25' do segundo tempo.

"O acordo é uma medida paliativa e provisória. Temos programado um estudo científico específico para os jogos nesse horário, que nos trará a posição exata e definitiva da questão", afirma Rinaldo Martorelli, presidente do Sapesp e da Fenapaf.

As entidades, inclusive, finalizaram na última semana um estudo sobre o mesmo tema para a Copa do Mundo, entitulado Impacto Fisiológico da Sobrecarga Térmica em Atletas Profissionais de Futebol. Nele, ao lado do fisiologista Turíbio Leite, o Sindicato avaliou o impacto de calor que os atletas enfrentarão em uma simulação exata aos jogos marcados para as 13h em Fortaleza, Brasília e São Paulo e para as 15h em Manaus durante o mundial.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23