Agente de futebol é detido acusado de agressão a 21 jovens sul-coreanos

GLOBOESPORTE.COM

Um agenciador de atletas sul-coreano foi detido na tarde desta segunda-feira (27), em Campinas (SP), acusado de agredir 21 jovens asiáticos – seis deles menores – que vieram ao país com a promessa de se tornarem jogadores de futebol. Os sul-coreanos relataram à polícia e ao Conselho Tutelar que apanhavam com tacos de beisebol e sinuca quando não tinham bom desempenho nos treinamentos. Eles pagavam dois mil dólares por mês para treinar.

Os atletas eram mantidos em uma chácara na região do Aeroporto de Viracopos que pertence ao ex-jogador Zé Sérgio, atual técnico das categorias de base da Ponte Preta. Segundo a polícia, ele não tinha conhecimento das agressões, já que o local foi alugado ao sul-coreano há seis meses.

Um técnico brasileiro que cuida dos atletas é quem fez a denúncia, na sexta-feira. Uma equipe da Polícia Militar chegou a ir ao local na ocasião, mas não constatou os maus-tratos. Nesta segunda-feira, contudo, com a presença de conselheiros tutelares, os jovens confirmaram as agressões. Um deles mostrou uma foto para comprovar.

"Aparentemente ele [o sul-coreano] executava as agressões sozinho, não tem nada a ver com o técnico brasileiro ou o dono da chácara. Ele fazia isso escondido", diz o capitão da Polícia Militar Fernando Fagionato.

'Agressões rotineiras'
“O que eles nos contaram é que, por exemplo, se este agenciador corresse do alojamento até o campo, quem chegasse atrás dele apanhava. Eram agressões rotineiras”, diz Fagionato. Todos os atletas passarão por exame de corpo de delito. Eles foram encaminhados à Delegacia em Defesa da Mulher (DDM) e devem prestar depoimento nesta segunda-feira. O agente sul-coreano e Zé Sérgio também serão ouvidos.

Tutora nega
A polícia ainda fará um levantamento para saber se os jovens estão legalmente no Brasil. Não há uma definição para onde os atletas serão encaminhados. A tutora dos jogadores, que é esposa do agenciador, negou que eles sofressem agressões.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23