REDAÇÃO SAPESP
No segundo ano seguido da campanha mundial “show racism the red card” (mostre ao racismo o cartão vermelho, em português), a FIFPro intensifica a luta contra a discriminação, desta vez em território inglês visando maior diversidade no futebol e na sociedade.
Para que a mensagem seja forte e objetiva, a entidade dos atletas escolheu futebolistas profissionais para desempenharem um papel importante nesta campanha; serão os modelos que ajudarão a educar as crianças e fãs.
O departamento de marketing da FIFPro criou os cartões vermelhos e imprimiu o nome da campanha em 32 línguas diferentes , o que permite que jogadores de todo o mundo dirijam suas mensagens de apoio em sua língua nativa.
Recentemente, a comitiva da campanha visitou diversos clubes da Premier League, incluindo Manchester United, Sunderland e Tottenham Hotspur. Visitas ao Arsenal e Chelsea já estão programadas, segundo divulgou a entidade.
O foco nos clubes da Premier League não é a toa. Estão entre os mais diversificados do mundo e com grande número de jogadores de diferentes nacionalidades, culturas, religiões e convicções.
SAPESP TROUXE CAMPANHA PARA O BRASIL
O Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo, comandado pelo ex-goleiro Rinaldo Martorelli, também aderiu à campanha em 2015.
Na reunião do grupo Atletas em Ação, realizada em Campinas, jogadores das três divisões do futebol paulista exibiram o cartão vermelho na versão em português.