Com recorde de calor no estado, Sindicato de Atletas SP ajusta com FPF aumento das paradas para hidratação

A onda recorde de calor que atingirá o estado de São Paulo no fim de semana colocou em alerta o Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo.

O presidente da entidade, Rinaldo Martorelli, entrou em contato com o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, a fim de ajustar medidas que visem a proteção da saúde dos atletas profissionais de futebol nos jogos da Copa Paulista e Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

As cidades de Presidente Prudente (40 graus) e Catanduva (38 graus) serão as mais castigadas.

Com base em estudos realizados anteriormente pelo sindicato paulista, que inclui laudos de médicos e fisiologistas do esporte, o atraso em uma hora nas partidas, dependendo do caso até duas horas, diminuirá significativamente o risco de danos à saúde dos atletas.

E não para aí.

Como existe uma logística preparada com muita antecedência para cada partida, envolvendo reservas de hotéis, transporte, horário e escolha da alimentação, nem sempre se torna possível o adiamento do início do jogo, mesmo que seja em apenas uma hora. Outro fato envolvido que é a iluminação. Há estádios onde a iluminação é deficitária.

DUAS PARADAS POR TEMPO

A medicina traz uma alternativa que é o arrefecimento (regulação da temperatura) através das paradas para hidratação. Normalmente há uma parada por tempo de jogo, mas nessas condições há acordo para que sejam feitas pelo menos duas. Aqui vale lembrar que a parada para hidratação foi introduzida mundialmente, até nas Copas do Mundo, após trabalho realizado pelo sindicato paulista.

“Conversei com o presidente Reinaldo Carneiro Bastos que, de primeira, se mostrou sensível à situação. Nosso representante no Comitê Médico da FPF, Dr. Renato Anghinah, entrou em contato com o doutor Moisés Cohen para elaborar uma sugestão que embasasse a nossa solicitação. Essa ação organizada e executada em conjunto mostra o alinhamento em fazer que o futebol paulista evolua a cada dia”, ressaltou o presidente Rinaldo Martorelli.

FINAL COPA DO BRASIL

Martorelli também encabeçou a mesma questão como representante da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol – FENAPAF, para que a CBF tomasse a mesma providência no segundo jogo da final da Copa do Brasil entre São Paulo FC e CR Flamengo.

PREVISÃO NOS JOGOS

23/09 – Grêmio Prudente x São José | 40 graus – Umidade do ar 16%