Expressão Paulista

Comissão técnica do Expressão Paulista analisa a temporada 2014

REDAÇÃO SAPESP

Um dos projetos mais importantes do SAPESP, o Expressão Paulista, recebe diversos atletas que estão sem clube. Mas, também recebe jogadores que estão em fase de transferência entre times e outros que estão vinculados a algum clube, mas já encerraram a temporada.

O objetivo é manter estes atletas em atividade, proporcionando a rotina de um clube de futebol, para que possam manter a forma e sentirem falta de ritmo de jogo quando fecharem contrato com um novo clube, ou quando retornarem para suas equipes.

O treinador do projeto, Gerson Caçapa, ídolo e ex-jogador do Palmeiras, destaca a importância do trabalho desenvolvido no projeto através do Preparador físico Aguinaldo Mota. “O Guina neste momento faz todo o processo na parte física do Atleta, porque são atletas que já estavam jogando também,  então faz mais uma reavaliação destes atletas. Aqueles que precisam um pouco mais da parte física, ele pega firme também, isso é importante. E estamos aqui, de terça, quarta e quinta. Assim, a coisa mais importante é que fazemos amistosos com as equipes, então isso deixa o atleta em uma disponibilidade boa de jogo, aí não vai sentir muito”.

Alguns atletas que estão em um momento de transição, trocando de clube, ou ainda com contrato vigente, mas estão em férias, pois já encerraram a temporada em seus clubes, aproveitam a estrutura do Expressão Paulista para continuar treinando e chegarem preparados na próxima temporada. Para o fisioterapeuta Ciro, que trabalhou durante 15 anos no Corinthians, esta etapa do trabalho é muito importante. “Isso é muito importante porque quando eles (atletas) acertam com outro clube, ou voltam para o mesmo clube, pelo menos eles não estão parados e quando eles voltam já estão preparados fisicamente, até mesmo tecnicamente e clinicamente. Porque sempre tem uma pergunta ou outra, o Ciro to com uma dor assim, não sei o que. Já é orientado e  feito alguma coisa. Então eles já vão quase que 100% para o clube”.

Todo atleta que trabalha no Expressão Paulista é observado e avaliado em cada etapa das atividades. Um dos integrantes da comissão técnica é o Preparador de Goleiros Julio Cesar, ex- Corinthians, que tem o hábito de filmar os treinos, para analisar posteriormente e traçar o perfil dos atletas. “Na realidade isso é um trabalho pessoal meu, é um feedback que eu tenho do Atleta. Pode parecer engraçado, mas esta entrada no treino já é um termômetro de como o Atleta se porta. Não é o simples fato dele jogar futebol, que a gente vai analisar só no jogo de futebol, a gente está falando de um Atleta que tem sentimentos, que tem personalidade própria e cada um reage de uma maneira. São curiosidades que a gente acaba trazendo do trabalho pessoal, pra depois fazer um levantamento, de personalidade, como ele se porta, o que ele faz antes, durante e depois do trabalho”.

As atividades do Expressão Paulista seguem neste final de temporada, todas as terças, quartas e quintas, no período da manhã, no campo do Moquem, que fica no bairro da Penha em São Paulo. Seguindo o cronograma, as terças são direcionadas a preparação física, as quartas são treinos técnicos e táticos, enquanto na quinta são realizadas atividades com bola.

E ainda em 2014, a comissão técnica pretende realizar algumas partidas, como detalhou Julio Cesar. “Na realidade recebemos três sondagens, não acertamos ainda por conta de calendário dos clubes. Como a gente é um projeto, não é clube, a gente tem que se sujeitar ao calendário do clube, então geralmente somos agendados pelo clube. Recebemos três sondagens, ainda não acertamos, bem verdade que neste período do ano os clubes já começam a preparação e provavelmente antes de encerrar o ano, a gente deve fazer no mínimo um ou dois jogos treinos”.

Para mais informações sobre o Expressão Paulista, acesse o site www.sindicatodeatletas.com.br.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23