Contra manipulação de resultados, Sindicato palestra para clubes sobre parceria com a Interpol

O Diretor de Relacionamento do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo, Mauro Costa, visitou no dia 01 de setembro o elenco do Nacional Atlético Clube, tradicional agremiação de São Paulo que disputa a Copa Paulista.

O principal assunto da palestra ministrada pelo sindicalista foi o crescimento das propostas de manipulação de resultados de partidas, que chegou de vez ao Brasil através de máfias internacionais que atuam principalmente na Ásia e Europa.

Para aperfeiçoar as técnicas de reconhecimento dos grupos criminosos e a maneira como atuam, o SAPESP participou no mês de junho de um curso ministrado pela Interpol em San Jose, na Costa Rica, onde firmou a parceria de trabalho com as maiores entidades de combate a este tipo de crime organizado.

Representantes de sindicatos em quinze países participaram do evento, intitulado "Train the Trainer" (treinar o treinador, em Português), entre eles Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

"O objetivo do curso é formar profissionais que tenham contato direto e a confiança dos atletas em seus respectivos países, ou seja, os sindicatos, por serem seus representantes legais dos jogadores", explicou Costa.

Segundo o advogado do SAPESP, Guilherme Tavares, que também participou do curso, o treinamento ensina os representantes sindicais a trabalhar junto aos atletas explicando como funciona o esquema e os perigos do envolvimento com as organizações criminosas, que vem acontecendo em todo o mundo.

"Fomos treinados para ensinar os jogadores a reconhecer, resistir e denunciar os manipuladores. Com isso, lutaremos aqui no Brasil para identificar e extinguir essas células de atuação,  que estão sempre prontas para agir, sem escrúpulos e com grande quantidade de dinheiro por trás", explicou o advogado.

SALÁRIOS ATRASADOS DEIXAM ATLETAS MAIS VULNERÁVEIS
O alto índice de clubes com atrasos salariais no Brasil é a maior preocupação do Sindicato de Atletas, pois deixa os jogadores ainda mais vulneráveis a aceitar esse tipo de proposta. Com contas vencendo e família para sustentar, são justamente esses atletas os principais alvos das quadrilhas internacionais.

"Com um número grande de clubes atrasando salários no Brasil, as quadrilhas se aproveitam da fragilidade dos atletas para conseguir se infiltrar e manipular partidas. Oferecem um dinheiro que salva o orçamento do jogador, mas é uma grande armadilha. Uma vez que o atleta entra para o esquema, não consegue mais sair. Há casos em que os familiares são ameaçados de morte e até sequestrados pelas quadrilhas. É um caminho sem volta, que pode resultar em prisão ou o até no fim da carreira do jogador", alerta Costa.

PERGUNTAS IMPORTANTES

O que é manipulação de partida?
Influenciar um resultado ou o decorrer de um jogo para obter um benefício.

Por que tem aumentado a manipulação de partida?

A internet é uma grande responsável pelo aumento, as apostas durante as partidas fazem da manipulação uma indústria lucrativa, graças ao crime organizado para obter benefícios e esquentar dinheiro.

Quem é o Manipulador?
Qualquer pessoa que faça aposta para obter um benefício, de maneira direta ou indireta.

Quem são os principais alvos dos manipuladores?
Jogadores (incluindo os mais jovens), árbitros, assistentes, agente de jogadores, presidentes, diretores e gerentes de futebol.

Como RECONHECER? (indicadores de atividades suspeitas)
Jogar de modo anormal, aumento inexplicado de riqueza,(dinheiro, carro, artigos caros), alterar a atitude com o dinheiro, trocar de humor significantemente (inquieto, irritado).

Como faz um manipulador para conquistar seu objetivo?
Proposta direta: dinheiro, relógio, roupas e etc. Proposta indireta: através de familiares, amigos.

Como e por que RESISTIR?
Grande risco de ser descoberto, risco de proibição relacionada com o futebol, desonra própria, seus filhos, sua família, amigos, equipe, tudo que conseguiu anteriormente será questionado se foi legal, inclusive com risco de prisão.

Como DENUNCIAR?
Alguém que você confie e que possa fazer algo referente ao assunto. O SAPESP disponibiliza um canal exclusivo de denúncias, através do endereço www.denunciasdofutebol.com.br

POST---ASSEMBLEIA-MAIO-2024-2

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – 15/05