MKT/Comunicação

De Paula: do SAPESP para o futebol da Albânia

Especial para a Revista do Atleta

Atuar no futebol europeu é o sonho de muitos jogadores profissionais de futebol,  mas nem todos os países do velho continente oferecem o glamour e as oportunidades das grandes ligas, casos  da Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha.

Paralelo aos grandes centros, o mercado que mais emprega brasileiros é o leste europeu. Países como República Checa, Polônia, Eslováquia, Ucrânia e Rússia costumam, a cada abertura da janela de transferências, garimpar boleiros tupiniquins para jogar em suas ligas.

Há ainda um terceiro mercado, o sudeste europeu, com brasileiros espalhados por países pertencentes à Península Balcânica, casos de Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, República da Macedônia, Montenegro, Sérvia.

E tão importante quanto conseguir um clube, é estar bem preparado no momento que surge a oportunidade. E foi o que fez  diferença na carreira do atacante brasileiro Newton de Paula, 24, (ex-São Bernardo e A.D Guarulhos) e que treinou durante três meses no PROJETO EXPRESSÃO PAULISTA antes de conseguir se reempregar na distante República da Albânia, banhada pelo mar Adriático.

"Fiquei sabendo do Expressão quando jogava na Grécia. Depois do fim da temporada, acabei perdendo a janela de transferências e me disseram que enquanto estivesse no Brasil poderia treinar no Sindicato de Atletas, onde os jogadores sem clube mantinham a forma e faziam amistosos", relembra o camisa 9.

Quando voltou ao Brasil,  Newton inscreveu-se no projeto comandado por Gerson Caçapa, ex-volante do Palmeiras. A comissão técnica ainda tem os ex-corinthianos, Guina (preparador físico), Júlio César Bonfim (preparador de goleiros) e Ciro da Silva (massagista).

"Lá pude comprovar a qualidade dos treinamentos. Tem um treino físico muito bom com o Guina, que jogou e trabalhou no Corinthians. Foi fundamental para mim, porque cheguei na Albânia com 80% do meu físico em dia",  elogiou.

Além dos treinamentos, que acontecem em um campo da zona leste de São Paulo, os atletas têm a oportunidade de mostrar seu futebol em amistosos e excursões internacionais. Ambas colocaram Newton na vitrine do futebol paulista e europeu.

"Nos três meses que fiquei no Expressão, fui até fazer uma turnê de treinamentos na Turquia com o Caçapa. Fizemos jogos contra equipes da Bielorrusia, Dinamarca a da própria Turquia".

Além de conseguir aparecer na Europa, Newton também chamou a atenção do técnico Fernando Diniz em um amistoso do Expressão contra o Osasco Audax, equipe que disputa a elite do futebol paulista.

"Durante um jogo-treino contra o Audax, surgiu o interesse. O  treinador deles conversou comigo, pediu meu telefone. Acabei fechando com o Naftetari Kuçove porque a ligação demorou e fiquei com medo de perder novamente a janela", finalizou.

Você conhece a Albânia?
A Albânia, oficialmente República da Albânia, é um pequeno país montanhoso da península Balcânica, no sudeste da Europa. Tem uma área total de 28.748 km² e uma população de cerca de 3 milhões de pessoas.  Sua capital é Tirana, também a maior e mais importante cidade do país.

Situada na borda ocidental da península Balcânica, limita-se ao norte com o Montenegro, a nordeste com o Kosovo, a leste com Macedônia e Grécia e ao sul e oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália.  A língua oficial é o albanês. Na atualidade, a Albânia está entre os países menos desenvolvidos da Europa , embora possua indicadores sociais superiores ao da média brasileira (em 2013). Segundo dados de 2011, cerca de 53% da população da Albânia vive em zonas urbanas (dos quais cerca de 25% vivem na capital Tirana), e 47% em zonas rurais. Em 2012, existiam na Albânia, aproximante, 120 mil automóveis.

A Albânia foi uma nação comunista da Segunda Guerra Mundial até 1992. Todavia rompeu relações com a ex-União Soviética em 1961, e aliou-se à China. O rompimento com a União Soviética separou a Albânia dos contatos com a maioria dos outros países. Poucos visitantes estrangeiros têm permissão de entrar na Albânia. A partir de 1978, as relações com a China ficaram estremecidas.

A Albânia fez parte do Império Otomano por mais de 400 anos. Conquistou sua independência em 1912. Seu nome em albanês é Shqipëria, que significa A Terra da Águia.

O nome oficial da Albânia é Republika e Shqipërisë (República da Albânia). Tirana, com cerca de 343 078 habitantes é a capital e cidade mais populosa.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 14.47.32

AGENDA: Martorelli representa Sindicato de Atletas SP em Brasília