Educatleta: entrega de certificados comprova que a virada aconteceu. Sucesso total.

Na noite de segunda-feira (24 de outubro), o Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp) recebeu os atletas profissionais e demais participantes do Módulo I para a entrega do Certificado de Conclusão do Curso EDUCATLETA – “Orgulho de ser Atleta”.

Lançado em maio deste ano, a parceria do Sindicato com o Educatleta teve como objetivo preparar cada vez mais o jogador para o mercado e gerenciamento de sua carreira.

Entrega Certificado EDUCATLETA
A experiência vivida pela diretoria do Sindicato de Atletas SP desde o primeiro convênio educacional, firmada com o Instituto Universal Brasileiro no ano de 1997, que demonstrava que, mesmo em condições especiais o atleta profissional totalmente absorvido pela atividade não conseguia o acesso às formações intelectuais, levou, depois de poder constituir um programa que contemplava todas as necessidades da categoria, à parceria com o Movimento Educatleta.

O que inspirou o Sindicato de Atletas SP foi a possibilidade da criação de um curso on-line cujas matérias pudessem ser adaptadas para o dia a dia do atleta aliada ao fato de ele poder “frequentar as aulas” pela internet.

O evento desta segunda-feira comprovou que programa Educatleta – Orgulho de ser Atleta veio para ficar porque, diferentemente da escolarização, tem por base o tratamento de conhecimentos que enriquecem a vida e a carreira do atleta.

O Sindicato de Atletas SP trabalhou muito a questão que foi fundamental para o sucesso do programa nesse primeiro módulo: os atletas com um pouco de esforço e dedicação voltados para a área do conhecimento – já que fazem muito disso quanto às suas profissões – poderiam alcançar um patamar de sabedoria que serviriam, mais que para suas carreiras, serviriam para suas vidas. Essa mensagem foi totalmente absorvida, por isso o estrondoso sucesso na conclusão do Módulo I.

“Essa iniciativa do sindicato foi muito importante. O curso contou com três métodos: Coaching Esportivo; Educação Financeira e Comunicação/Expressão e acredito que todos irão aproveitar bem os ensinamentos. Eu particularmente já estou usando o que aprendi na parte de educação financeira na minha vida. Nossa carreira é curta e precisamos administrar o patrimônio”, disse o goleiro Deola, que recebeu o Certificado de Conclusão.

Os ex-atletas Marcos Assunção e Rai participaram do evento como alunos e também concluíram o Módulo I, elogiaram significativamente o trabalho do Sindicato de Atletas SP e já se comprometeram em participar dos próximos módulos. No total, o EducAtleta contou com 61 inscritos nesse primeiro módulo.

O presidente Martorelli e o professor Ricardo Torrado falaram um pouco do que vem pela frente aos participantes e confirmaram que serão ainda mais interessantes os próximos módulos.

“Continuaremos a trazer questões que dizem total respeito à vida do atleta dentro das matérias escolhidas. Foi essa a fórmula do sucesso que foi considerada desde o inicio e agora temos condição de aprimorar o programa que vai levar ainda maiores benefícios para os que participarem”, ressaltou o presidente Martorelli que continuou.

“É com muito orgulho que o sindicato proporcionou esse evento. Cerca de 80% dos inscritos concluíram o curso e isso é o mais importante. Mostrar ao atleta que ele pode e deve aprimorar questões relacionadas à sua carreira e estar sempre se atualizando. O jogador precisa estar qualificado também na esfera educacional e os feedbacks que recebemos do que participaram é que nos inspira a seguir nesse caminho, eles estão maravilhados”, concluiu.

Participaram do evento compondo a mesa principal pelo Sapesp os diretores Rinaldo Martorelli e Luis Eduardo Pinella, o professor e idealizador do Movimento Educatleta Ricardo Torrado, o ex-presidente do Sapesp, Olegário Toloi de Oliveira (Dudu – ex-volante da SE Palmeiras),  ex-atleta Mirandinha, o Secretário Geral da UGT Canindé Pegado e os auditores indicado pelo Sapesp no TJD do futebol paulista, Dr. Robson Feitosa da Silva e Ten. Cel. Reginaldo Blaskovisky.

O sindicato de Atletas SP se orgulha de contribuir para a grande virada na carreira e vida dos atletas para que eles tenham sempre “Orgulho de ser Atleta”.

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?