Sindicato de Atletas participa de Conselho Técnico das três divisões de São Paulo

A Federação Paulista de Futebol realizou nos dias 31 de outubro e 1 de novembro os Conselhos técnicos das três divisões do futebol do estado. Mais uma vez, a reunião entre os clubes das Séries A1, A2 e A3 contou com a presença do presidente do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo, Rinaldo Martorelli.

O sindicalista iniciou seu discurso enaltecendo o sucesso do Programa Educatleta – Orgulho de ser Atleta! – criado pelo SAPESP para levar capacitação gratuita a atletas profissionais. Nomes como Marcos Assunção, Deola, Rai e Fininho foram alguns dos futebolistas e ex-futebolistas certificados no primeiro módulo, que terminou em outubro.

“Primeiro, coloquei o Educatleta a disposição de todos os atletas e todos os clubes. Expliquei um pouco sobre o que é o programa e os resultados que surtiram na primeira turma. Então, coloquei a disposição para que eles aproveitem”, revelou Martorelli.

Martorelli também chamou a atenção para temas como o inadimplemento salarial, que ainda aterroriza os jogadores de futebol.

“Temos um problema sério com a inadimplência e o sindicato esta atuando. Tomamos a iniciativa de atuar na fiscalização e vamos fazer as ações com atitude, afim de que tudo seja regularizado antes do fim das competições. E depois continuaremos fiscalizando”, prometeu.

Apesar de atuar firme quando recebe a denúncia, o Sindicato de Atletas de São Paulo age inicialmente de maneira preventiva, segundo Martorelli. A prioridade é negociar com os patrões.

“Da mesma forma que estamos em vigilância constante, também ficamos disponíveis para que eles (dirigentes) nos procurem para a gente ajudar na resolução dos problemas. Sempre que preciso, preventivamente, somos parceiros dos clubes. Depois que estourou a situação, com denúncia, em que o atleta requer uma atitude mais enérgica do sindicato, não tem como fazer mais nada. Entramos com as ações em busca da penalização dos clubes através no Ministério Público, da delegacia regional do trabalho e da perda de pontos no campeonato”, explicou.

SÉRIE A1
Na manhã desta terça-feira (1 de novembro), Martorelli participou do Conselho Técnico da Série A1. Com discurso mais agressivo, principalmente quando se trata da elite do futebol estadual, o presidente do SAPESP convocou os dirigentes a assumirem o papel de protagonistas da modalidade.

“Todos que estavam naquela sala tinha o dever e obrigação de pensar o futebol e de como desenvolvê-lo e melhorá-lo. Também disse a eles que o sindicato tem uma prática de negociação, porém ela é antecedida de conversas. Porque conversa de uma pessoa só, é só na casa psiquiátrica. Então, trabalhamos sempre para buscar o interesse comum. Apesar de muitas vezes parecer que estamos de lados antagônicos, não somos inimigos. Por isso enfatizei e coloquei o sindicato a disposição de todos para que as ações sejam preventivas entre patrões e empregados”, concluiu.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 14.47.32

AGENDA: Martorelli representa Sindicato de Atletas SP em Brasília