Fenapaf defende inclusão de medidas que beneficia atletas profissionais em Brasília

A Fenapaf (Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol) representado pelo seu presidente Rinaldo Martorelli esteve em Brasília na última quarta-feira (02 de abril), para participar de audiência pública referente ao Programa de Fortalecimento de Esportes Olímpicos (ProForte).

A audiência presidida pelo Deputado Jovanir Arantes contou com a participação do relator do projeto de lei, o Deputado Otávio Leite, que recebeu da Fenapaf, em novembro passado, as reivindicações sobre maior responsabilidade fiscal no esporte que deve incluir as dívidas trabalhistas dos clubes e também o mecanismo de inibição do inadimplemento salarial, tal qual foi feito no Regulamento do Campeonato Paulista.

“Há um ano e meio estamos discutindo com a CBF e o Secretário do Futebol do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, a necessidade de proteção salarial dos jogadores que se soma à responsabilidade fiscal no esporte. Quando criarmos condição de proteção ao atleta profissional, automaticamente estaremos também protegendo os clubes e o futebol como um todo. É trazer para o esporte a regra geral em que se pode gastar somente o que se ganha. No futebol, às vezes, pressionados pela paixão, alguns dirigentes gastam o que não podem. Havendo essa impossibilidade – a de não poder dever salário – haverá, num efeito pedagógico até, um panorama de respeito ao esporte com a melhora em sua credibilidade, tão desgastada atualmente. Queremos que o ProForte, ou agora, a Lei de responsabilidade fiscal esportiva, rebatizada pelo relator, também entenda a necessidade do todo e não apenas que beneficie as entidades, mas sem exigir responsabilidade. Essa questão já foi discutida quando da criação da Timemania e com a falta de garantia da boa gestão, os clubes continuaram a se endividar em proporções ainda maiores, somente expôs que nosso pleito de sempre é medida que pode revolucionar o esporte”, explicou Martorelli.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23