Fenapaf parabeniza ação do Sindicato do Rio Grande do Sul

NOTA OFICIAL FENAPAF

O Sindicato de Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, através do seu advogado Décio Neuhaus, entrou com uma ação na Justiça do Trabalho contra a Associação Garibaldi de Esportes (AGE), clube que disputou a 3ª Divisão do Campeonato Gaúcho no primeiro semestre e joga a Copa Serrana no momento.

A AGE cobrou do atleta profissional, Sidnei de Oliveira Gomes, 24 anos, o valor R$1,5 mil pela inscrição na Federação Gaúcha de Futebol, além de R$ 600,00 mensais pela moradia e refeições na concentração do Estádio Alcides Santarosa. O lateral assinou com a equipe para receber um salário de R$800,00 que nunca foi pago.

“No processo pedimos o pagamento dos salários, as devoluções das taxas pagas pelo jogador, as mensalidades cobradas, além de um valor por dano moral. A ação total chega a R$27,4 mil. Temos comprovação deste pedágio com emissão de recibos. É uma prática absurda, mais grave que trabalho escravo, pois neste caso, o jogador está pagando para trabalhar. O clube cobra dos jogadores, não os paga e ainda pode vendê-los. Não é normal se cobrar para profissionalizar um atleta”, constatou Décio Neuhaus.

A primeira audiência está marcada para hoje (28 de agosto), às 16h10, na 20ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.

“A Fenapaf parabeniza o Sindicato do Rio Grande do Sul pelo trabalho que vem realizando em favor da categoria e espera que em tempo de discussões que buscam melhorias para o futebol essa seja mais uma batalha a ser vencida: proteger o futuro de jovens que sonham com uma carreira profissional”, afirmou Rinaldo Martorelli, presidente da Fenapaf.