FIFA realiza primeiro treinamento para credenciar institutos

SITE FIFA.COM

Devido à expansão da tecnologia na linha do gol (goal-line technology, GLT) e à crescente demanda por parte de organizadores de torneios para a utilização em partidas competitivas, a FIFA realizou, em maio de 2013, o primeiro treinamento para institutos que visam obter credenciamento para testes finais de instalação.

Os Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais (Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology, EMPA) são atualmente o único instituto de teste credenciado pela FIFA para averiguar tanto o sistema GLT quanto a tecnologia instalada no estádio. A fim de responder à demanda por mais testes finais de instalação – testes realizados para cada sistema instalado em um determinado estádio para garantir que tenha sido corretamente instalado e calibrado – a FIFA realizou um treinamento em Amsterdã, em maio de 2013, com a participação de três institutos de teste, que agora estão prontos para serem credenciados para realizar testes finais de instalação.

O treinamento teve duração de dois dias e, no primeiro dia, consistiu em demonstrações, explicações e discussões apresentadas pela FIFA e pelo EMPA. No segundo dia, foram realizadas avaliações, nas quais cada instituto teve de executar todas as averiguações necessárias para um teste final de instalação, de acordo com o Manual de Testes de GLT 2012 da FIFA, usando seus próprios técnicos, bem como seu próprio kit de teste.

Como resultado do treinamento, três institutos – Kiwa ISA Sport, Labosport UK Ltd e Sports Labs Ltd – estão aguardando o credenciamento final após uma demonstração bem sucedida dos equipamentos e procedimentos de teste realizado pelos técnicos.

A FIFA pretende oferecer dois desses treinamentos por ano, a fim de possibilitar que os institutos de teste interessados obtenham credenciamento. Além de possuir os equipamentos necessários, também há outros requisitos (como, por exemplo, um credenciamento ISO 17025 válido).

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23