A FIFPro – Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais (que tem o brasileiro Rinaldo Martorelli como vice-presidente) emitiu um aviso em seu site oficial a todos os jogadores profissionais de futebol (em especial na América do Sul) para que sejam cautelosos quando abordados por supostos agentes que fingem estar trabalhando para clubes de futebol, empresas de agências internacionais ou por conta própria. Um novo golpe está enganando jogadores em todo o mundo.
Antes de assinar o contrato ou viajar para o clube , o falso agente pede ao jogador para pagar os custos de viagem, uma autorização de trabalho, procedimentos administrativos, impostos ou outros custos "obrigatórios". Devido ao curto prazo, o jogador deve transferir o dinheiro o mais rápido possível para uma conta bancária. O suposto agente promete que o jogador receberá os documentos necessários assim que o dinheiro for transferido.
A FIFPro ouviu muitas dessas histórias no passado, mas está alarmado com vários casos recentes de jogadores que estão sendo consideradas, em especial na América do Sul.
FIFPRO ACONSELHA A PROCURAR O SINDICATO LOCAL
3. FIFPro convida todos os jogadores que foram abordadas por estes "supostos agentes" ou foram vítimas de suas práticas para compartilhar sua história com o sindicato dos jogadores ou FIFPro, para ajudar a proteger os seus colegas no futebol profissional.
BRASIL
Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol
Rua Professor Gabizo, 237 – Tijuca – Rio de Janeiro-RJ – Fone: (21) 3045-4540 – contato@fenapaf.org.br
SÃO PAULO
Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo
Rua do Bosque, 1900 – Barra Funda – São Paulo-SP- Fone: (11) 3392-6969 atendimento@sapesp.com.br
FIFPRO