FIFPro alerta jogadores para novo golpe de falsos agentes em transferências

REDAÇÃO SAPESP (COM FIFPro)

A FIFPro – Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais (que tem o brasileiro Rinaldo Martorelli como vice-presidente) emitiu um aviso em seu site oficial a todos os jogadores profissionais de futebol (em especial na América do Sul) para que sejam cautelosos quando abordados por supostos agentes que fingem estar trabalhando para clubes de futebol, empresas de agências internacionais ou por conta própria. Um novo golpe está enganando jogadores em todo o mundo.

Nas últimas semanas, a entidade recebeu informações sobre vários atletas que têm sido alvo de vigaristas. Todos os casos têm muitas semelhanças e um objetivo comum: extorquir dinheiro do jogador.

A PRÁTICA

O jogador é abordado por uma pessoa que afirma ser um "agente". A abordagem também pode ser feita através do facebook ou outros meios de comunicação social. Essa pessoa diz ao jogador que ele está em contato com um clube estrangeiro que está interessado em contratar o jogador em questão. O suposto agente mostra ao jogador com um documento, por exemplo, com os detalhes do contato do clube, logotipo, papel timbrado e uma oferta de contrato. A oferta é muito tentadora.O documento parece válido e autêntico, mas é falso.

Os supostos agentes normalmente entram em contato com o jogador nos últimos dias da janela de transferências, o que dá aos jogadores pouco tempo para procurar aconselhamento jurídico ou averiguação da proposta. Além disso, os jogadores tendem a ser ansiosos para assinar um contrato quando o prazo janela de transferências se aproxima.

O GOLPE

Antes de assinar o contrato ou viajar para o clube , o falso agente pede ao jogador para pagar os custos de viagem, uma autorização de trabalho, procedimentos administrativos, impostos ou outros custos "obrigatórios". Devido ao curto prazo, o jogador deve transferir o dinheiro o mais rápido possível para uma conta bancária. O suposto agente promete que o jogador receberá os documentos necessários assim que o dinheiro for transferido.

Depois que o dinheiro é transferido, porém, não acontece nada. O suposto agente ou desaparece completamente ou manter o diálogo e pede ao jogador mais dinheiro por conta de "custos adicionais inesperados".

EM CONCLUSÃO:

O suposto agente não é um verdadeiro agente e não está a trabalhar em nome de qualquer clube ou agência internacional. Não há nenhuma oferta real a partir de qualquer clube.

A FIFPro ouviu muitas dessas histórias no passado, mas está alarmado com vários casos recentes de jogadores que estão sendo consideradas, em especial na América do Sul.

FIFPRO ACONSELHA A PROCURAR O SINDICATO LOCAL

1. Se você for procurado por alguém que você não conhece, alegando que ele / ela é um agente ou similar, seja muito cauteloso. Tente obter o máximo de dados possível com essa pessoa e entre em contato com sindicato dos jogadores de seu país ', ou entre em contato com a FIFPro, se não houver sindicato. Os sindicatos têm experiência de lidar com essas práticas e irão ajudá-lo.

2. Nunca transfira dinheiro! Se um clube está realmente interessado em você, eles vão cuidar de todos os custos iniciais. O clube também tem de pagar para a autorização de trabalho, e você precisa de um contrato assinado para solicitá-lo.

3. FIFPro convida todos os jogadores que foram abordadas por estes "supostos agentes" ou foram vítimas de suas práticas para compartilhar sua história com o sindicato dos jogadores ou FIFPro, para ajudar a proteger os seus colegas no futebol profissional.

Para mais informações:

BRASIL
Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol
Rua Professor Gabizo, 237 – Tijuca – Rio de Janeiro-RJ – Fone: (21) 3045-4540 – contato@fenapaf.org.br

SÃO PAULO

Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo

Rua do Bosque, 1900 – Barra Funda – São Paulo-SP- Fone: (11) 3392-6969 atendimento@sapesp.com.br

FIFPRO

Dr. Alexandra Gómez Bruinewoud (LL.M)
FIFPro Legal Counsel
Mail: a.gomez@fifpro.org

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?