Guatemala realiza IV Assembléia Geral da FIFPro América

REDAÇÃO SAPESP (COM FIFPro)

Com a participação de todos os países que compõem a FIFPro Divisão América, e com uma grande participação de autoridades do governo da Guatemala, a quarta Assembleia Geral Ordinária da Divisão, que agrupa os países do continente, começou na terça-feira 8 de abril.

Durante a cerimônia de inauguração, houve uma participação considerável tanto por parte das autoridades da FIFPro bem como representantes do mundo da política local, que aproveitaram a oportunidade para mostrar seu apoio para a Associação de Jogadores de Futebol da Guatemala, AFG.

Um dos oradores mais proeminentes foi José Gandara, presidente da Comissão de Esportes do Congresso da Guatemala. "Eu quero enfatizar a relevância do jogador de futebol neste belo esporte. Comprometo-me a garimpar fundos de esportes para o desenvolvimento da associação", anunciou.

A Associação de Jogadores de Futebol da Guatemala tem cinco anos de história e desde a sua fundação tem promovido uma série de ações destinadas a garantir o respeito pelos direitos de jogadores de futebol no país. Atualmente pleiteia adesão à FIFPro e está trabalhando dia após dia para conseguir entrar no grupo mundial.

Dentro deste contexto o presidente da AFG, Carlos Ruiz, que é jogador de futebol profissional ainda em atividade e uma das figuras mais importantes no futebol no país da América Central, mostrou sua satisfação com a participação dos vários sindicatos. "É muito importante para nós, por todo o trabalho que estamos fazendo, para ter o apoio da FIFPro e de todos os sindicatos da América."

Além disso, a reunião teve a participação de outras autoridades do governo, incluindo o ministro do Trabalho, a deputada Elsa Ávalos e vice-ministro dos Esportes, Francisco Ardón. O porta-voz para o esporte no gabinete da Presidência, Dwight Pezzarosi, ex-jogador e fundador do sindicato da Guatemala, também estave presente. "Esperamos continuar a contribuir para que este governo se comprometa a trabalhar na luta por jogadores de futebol e por seus direitos", afirmou o ex-atacante na seleção da Guatemala.

TEMAS ABORDADOS
Entre os principais temas abordados durante o primeiro dia de trabalho foi o progresso feito com o trabalho com base no Memorando de Entendimento assinado entre a FIFPro América e Conmebol em 2013, o protocolo Conferência FIFPro MDAS, 2014 FIFPro América Torneio, a história da Divisão política para a América, e FIFPro.

Rinaldo Martorelli, presidente da Divisão América, avaliou o trabalho que havia sido realizado com Conmebol, dizendo que o presente Memorando de Entendimento é algo sobre o qual o trabalho será continuado para o futuro. "Este é um acordo importante, um ponto de partida que nos levou dez anos para conseguir", enalteceu.

post---assembleia-ata-e-video

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?

POST---ASSEMBLEIA-MAIO-2024-2

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – 15/05