Administrativo

Membros do SAPESP fazem curso da Interpol sobre manipulação de resultados

REDAÇÃO SAPESP

Preocupada com as ações de quadrilhas internacionais que atuam em manipulação de resultados em partidas de futebol de todo o mundo, a FIFPro (Federação Internacional dos Futebolistas Profissionais), em parceria com a Interpol, realizou em San José, na Costa Rica, um simpósio de três dias sobre táticas para deter e inibir o envolvimento de atletas em manipulação jogos.

Representantes de sindicatos em quinze países participaram do evento, intitulado "Train the Trainer" (treinar o treinador, em Português), entre eles Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Sindicato de Atletas de São Paulo, representando a FENAPAF, enviou o Diretor de Relacionamento, Mauro Costa e o advogado Guilherme Tavares para o encontro.

"O objetivo do curso é formar pessoas que tenham contato direto e a confiança dos atletas em seus respectivos países, logo ninguém melhor do que quem luta todo dia por eles, os seus sindicatos, ainda mais por serem estes seus representantes legais", explicou Mauro Costa.

Segundo Guilherme Tavares, o treinamento ensina os representantes sindicais trabalharem juntamente aos atletas para explicar como isso funciona e como isso vem acontecendo em todo o mundo.

"Fomos treinados para ensinar aos jogadores a reconhecer, resistir e denunciar os manipuladores. Com isso, lutaremos aqui no Brasil para identificar e extinguir essas células de atuação,  que estão sempre prontas para agir, sem escrúpulos e com grande quantidade de dinheiro por trás", explicou o advogado do SAPESP.

Ao término do curso, os dois brasileiros estão autorizados pela FIFA, FIFPRO e pela INTERPOL a repassar as informações ao maior número de atletas possível, para que todos tenham ciência dos perigos que os atletas profissionais podem passar ao aceitar esse tipo de negociação.

AMEAÇAS DE MORTE
Uma vez que um atleta entra em um esquema de manipulação de resultados, dificilmente ele conseguirá sair. É o que explica Mauro Costa.

"Os atletas devem passar longe desse tipo de situação. São verdadeiras máfias, que envolvem os jogadores no esquema e depois não os deixam sair. Ameaçam filhos, esposa e família. Eles estão de olho em todos os nossos campeonatos, inclusive de base", alertou.

CASO IDENTIFICADO EM SP
Na última semana, durante uma visita sindical ao São José Esporte Clube, Costa tocou no assunto pela primeira vez em palestra aos atletas e se surpreendeu com uma informação passada pelo supervisor de futebol do clube, Leonardo Silvério.

Segundo o dirigente, que acumula a função de vice-presidente do Sport Club Atibaia, uma pessoa não identificada o procurou por telefone há cerca de 20 dias propondo a manipulação de uma partida do Campeonato Paulista SUB20, no qual sua equipe lidera um dos grupos.

"Me ligou na última semana uma pessoa perguntando sobre minha participação no Atibaia, se eu tinha controle total sobre os atletas. Ao dizer que sim, a pessoa do outro lado da linha disse que tinha uma proposta de 30 mil reais para que os atletas perdessem uma determinada partida. Disse inclusive que parte do dinheiro seria para os próprios jogadores. Desliguei o telefone e denunciei ao sindicato", explicou Silvério.

PERGUNTAS IMPORTANTES

O que é manipulação de partida?
Influenciar um resultado ou o decorrer de um jogo para obter um benefício.

Por que tem aumentado a manipulação de partida?
A internet é uma grande responsável pelo aumento, as apostas durante as partidas fazem da manipulação uma indústria lucrativa, graças ao crime organizado para obter benefícios e esquentar dinheiro.

Quem é o Manipulador?
Qualquer pessoa que faça aposta para obter um benefício, de maneira direta ou indireta.

Quem são os principais alvos dos manipuladores?
Jogadores (incluindo os mais jovens), árbitros, assistentes, agente de jogadores, presidentes, diretores e gerentes de futebol.

Como RECONHECER? (indicadores de atividades suspeitas)
Jogar de modo anormal, aumento inexplicado de riqueza,(dinheiro, carro, artigos caros), alterar a atitude com o dinheiro, trocar de humor significantemente (inquieto, irritado).

Como faz um manipulador para conquistar seu objetivo?
Proposta direta: dinheiro, relógio, roupas e etc. Proposta indireta: através de familiares, amigos.

Como e por que RESISTIR?
Grande risco de ser descoberto, risco de proibição relacionada com o futebol, desonra própria, seus filhos, sua família, amigos, equipe, tudo que conseguiu anteriormente será questionado se foi legal, inclusive com risco de prisão.

Como DENUNCIAR?
Alguém que você confie e que possa fazer algo referente ao assunto. Seu sindicato, divisão de segurança da FIFA, FIFPRO (sindicato mundial) e Polícia Federal.

post---assembleia-ata-e-video

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?

POST---ASSEMBLEIA-MAIO-2024-2

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – 15/05