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Mental Test and Training System: avaliação e treinamento da memória de jogadores de futebol

UNIVERSIDADE DO FUTEBOL

A constante evolução do futebol exige que o jogador adquira competências, entre as quais, a capacidade de tomada decisão e o conhecimento específico do jogo podem ser determinantes em uma partida. Segundo Izquierdo (2011) o indivíduo só é capaz de fazer as coisas que estão armazenadas na memória, definida por ele como a aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Para este autor, a memória exerce influência sobre muitos processos cognitivos, e sua formação depende de repetição sistemática de determinados acontecimentos.


O treinamento no futebol deve ter qualidade e número de variações que possibilite a formação de jogadores taticamente desenvolvidos. Foi assim, com inúmeros estímulos de uma só vez, que na década de 1960, Edward Bennett e seus colaboradores, detectaram aumento do número de sinapses no córtex cerebral e no hipocampo de animais de laboratório (Izquierdo, 2011).

O conhecimento específico sobre o jogo, experiências e vivências têm sido consideradas essenciais para que os jogadores consigam resoluções para os problemas apresentados no jogo. Afinal, parece já estar claro que o bom jogador é caracterizado pela capacidade de ajustar-se não somente às situações que vê, mas também às que prevê.

É possível afirmar, portanto, que conhecimento, memória e aprendizagem, apesar de serem processos cognitivos distintos, estão em contínua interação (Garganta; Pinto, 1994; Oliveira, 2004).

A tecnologia pode fazer a diferença na avaliação e treinamento voltados para a melhoria do desempenho de jogadores de futebol, fornecendo dados quantitativos sobre o desempenho cognitivo de jogadores.
Além dos treinamentos em campo, é possível treinar os jogadores em laboratório, como fez a seleção da Alemanha para a Copa do Mundo de 2006, com a utilização do Sistema de Viena. Este sistema, assim como o futebol, evoluiu e possui nova plataforma e nome, sendo conhecido como Mental Test and Training System (MTTS) (Figura 1).


 
O MTTS é um sistema que possui uma unidade de ação, com dispositivos como: monitor para o avaliado, display periférico, dispositivo de manipulação, entre outros. Também faz parte do MTTS uma unidade de entrada, com os seguintes dispositivos: painel do avaliado, caneta de luz e pedais. A ideia fundamental do MTTS é criar uma situação específica, em que é possível coordenar pessoa, ambiente e tarefa (Hackfort; Kilgallen; Hao, 2009).

Em estudo que estava, em 2009, sendo desenvolvido por Hubert Ripoll, com colaboração de Vincent Ferrari e Mohamed Sebanne, os resultados indicaram que jogadores e treinadores com mais de 10 anos de treino processam as informações relevantes com maior velocidade que indivíduos que jogam futebol de maneira recreativa e telespectadores.

Estes resultados indicam que o treinamento do futebol aciona o armazenamento de conhecimentos perceptuais na memória, enquanto o jogo informal e o fato de assistir televisão não são eficientes no processo de recordação das informações (Ripoll, 2009).

Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o MTTS já está sendo utilizado por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF). São estudos em nível de mestrado em andamento, pioneiros na UFV. Em uma dessas pesquisas, o objetivo é analisar a relação da memória com o comportamento e o desempenho tático de jogadores de futebol da categoria sub-13.

Com os resultados obtidos através da avaliação com o MTTS, espera-se que seja possível oferecer aos treinadores das categorias de base do futebol brasileiro informações úteis ao desenvolvimento de treinos que contribuam para o desenvolvimento de jogadores autônomos e taticamente evoluídos.

No campo da ciência, é previsto que estes estudos ofereçam significativa contribuição para o avanço do entendimento da relação entre a cognição e a tática no futebol.

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