Ministério Público do Trabalho e Fenapaf realizam audiência sobre os horários dos jogos da Copa no Brasil

NOTA OFICIAL FENAPAF

O presidente da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), Rinaldo Martorelli, esteve em Brasília nesta segunda-feira (10 de março) para uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), após a entidade receber uma notificação da Procuradoria Regional do Trabalho, 10ª região (Brasília).

Segundo a procuradoria, a intimação tem como objetivo esclarecer com o representante dos atletas uma denúncia anônima questionando os horários dos jogos relativos à Copa do Mundo.

Rinaldo Martorelli foi recebido pelo Procurador do Trabalho, Dr. Valdir Pereira da Silva.

"De fato demorou para que o Ministério Público do Trabalho entrasse nesse tema, o meio ambiente do trabalho, mesmo que a Copa do Mundo seja uma competição organizada por um ente estrangeiro, se aplica a legislação brasileira. Quem conhece minimamente o direito do trabalho no Brasil sabe que nossa legislação é uma das mais avançadas do mundo quanto à tutela do trabalhador", afirmou.

Ainda de acordo com o sindicalista, o descaso da FIFA em discutir o tema leva o poder público brasileiro a buscar de alguma forma o respaldo do futebolista trabalhador.

"Agora a FIFA, além das ações que a FENAPAF irá propor visando à preservação da saúde dos jogadores, também terá que se deparar com as ações propostas pelo MPT. Assim vejo que o cerco aumenta e a possibilidade de reversão de posição fica maior", concluiu Martorelli.

Na próxima segunda-feira, 17 de março, o Dr. Valdir Silva irá ouvir os representantes da FIFA para definir o procedimento preparatório do inquérito que será instalado na sequência. O judiciário, desta forma, se encarregará na definição do problema.

A FENAPAF espera fazer prevalecer o direito humano ao interesse econômico, e o MPT é mais um aliado nessa batalha.