Palavra do Atleta: volante Rai

Eu sou o Diego Vilela Menezes dos Santos, mais conhecido como Rai, sou jogador de futebol profissional há 11 anos e estou nessa área desde os sete anos de idade. Venho através desse depoimento agradecer e enaltecer o trabalho de todos os profissionais envolvidos no SAPESP e FENAPAF prestados a mim e mais alguns companheiros que, em uma situação complicada e até de desespero, solicitamos ajuda e com muita rapidez e eficiência, tivemos todo o respaldo, esclarecimentos e apoio necessário.

Por muitas vezes fui ao sindicato de atletas somente para receber algum valor de direito de Arena de campeonatos disputados, como Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil. Mas dessa vez foi diferente, precisei entrar em contato por motivos de salários atrasados e maus tratos, fui muito bem atendido, com clareza, sinceridade e atenção devida; e muitas vezes nós atletas não temos a dimensão e a proporção do poder e valor que essa entidade tem, para nos ajudar, proteger e lutar por nossos direitos e ideais.

De um tempo pra cá, procuro acompanhar mais de perto as ações e causas em que o sindicato está envolvido, em revistas, sites e redes sociais; converso também com amigos da profissão, uns em atividade e outros que já encerraram seu ciclo, mas que por sua vez lutam para uma melhora no futebol.

Além de todo o trabalho em prol do futebol e de nós atletas que o sindicato realiza, podemos encontrar diversos benefícios e parceiros para o nosso futuro. Eu por exemplo, consegui a minha carteirinha de Monitor através do sindicato, onde posso ser monitor de futebol, treinador, auxiliar técnico e professor de escolinha.

Às vezes, o que precisamos é o conhecimento da causa, é buscarmos entendimento, aprendizado e não termos receio ou vergonha de buscar ajuda. A nossa classe precisa se unir para conquistarmos algo a mais, se não para nós agora, para os futuros atletas do nosso país e do mundo que surgem a cada dia.

O mais bacana desse trabalho realizado pelo sindicato que tenho visto é que não fazem acepção de atletas, clubes e divisões, o importante é lutar por uma igualdade de direitos e acabar com as injustiças que ainda existem. Não conseguiremos isso da noite para o dia, mas se nos unirmos e lutarmos juntos, com certeza teremos um resultado mais rápido e satisfatório.

Meus agradecimentos especiais aos doutores Rinaldo Martorelli, Filipe Rino, Thiago Rino e Guilherme Martorelli, que, como citei anteriormente, foram muito ágeis e atenciosos em nossa causa, deixando mais de 10 atletas tranquilos e confiantes em um desenrolar positivo.

Só gostaria de lembrar que futebol para nós não é apenas uma profissão, é uma paixão, é um sonho de criança que lutamos e enfrentamos muitas barreiras e obstáculos para conseguir realiza-lo, então, não vamos deixar morrer o que traz a alegria de muita gente.

Um grande abraço e sucesso a todos os atletas e profissionais que buscam um futebol melhor.

Diego ( Rai )

20240620175852_479