Presidente Rinaldo Martorelli no Ministério do Esporte

O presidente do Sindicato de Atletas SP, Rinaldo Martorelli (membro do Conselho Deliberativo da Federação Nacional de Atletas Profissionais – FENAPAF)  e Osni Lopes (vice-presidente da entidade nacional) foram recebidos ontem (17 de maio) no gabinete da Ministra do Esporte, Ana Moser, pelo Secretário Nacional do Futebol, José Luís Ferrarezi, pelo assessor da Ministra, Edmilson Pereira e demais assessores.

Em pauta: a discussão de pontos que dizem respeito a relação de trabalho do atleta profissional na recém-aprovada Lei Geral do Esporte, que vai agora para a sanção presidencial.

Martorelli foi enfático ao definir algumas premissas para o início da discussão: o esporte brasileiro, principalmente o futebol, estão em uma condição que podemos considerar como próxima do ideal?

Todos concordam que no futebol há um grande paradoxo com mais receitas e menos organização?

Todos entendem que para o esporte se tornar responsável na gestão, é preciso ter equilíbrio na relação de trabalho?

Depois que os presentes entenderam e concordaram com o ponto de vista, o presidente do Sindicato de Atletas SP, de forma direta, demonstrou os pontos que desequilibram a relação e auxiliam na desorganização.

“O histórico legislativo vem mostrando que desde a Lei 6.364/76, passando pela Timemania, Profut e, recentemente, a lei da SAF tudo é elaborado para o favorecimento da irresponsabilidade dos clubes em matéria de gestão. Irresponsabilidade que atinge a falta de pagamento de salários de muitos pais de família. A pergunta que faço é: esse governo, trabalhista, vai conduzir o setor de forma a trazer garantias para o trabalhador?”, questionou Martorelli em defesa da categoria.

A conversa transcorreu de forma que o Martorelli entendesse, surpreendido positivamente, que todos os presentes no encontro estavam preparados para aquele debate, porque já conheciam todos os pontos que geram controvérsias.

Tanto Ferrarezi e seus assessores, quanto o assessor Edmilson Pereira se comprometeram a trabalhar para fazer valer os pleitos dos atletas.

Rinaldo Martorelli e Osni Lopes saíram satisfeitos da reunião que selou compromisso mútuo na continuidade de contatos e discussões em torno destemas de interesse da categoria.

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?