Proposta de pauta criada na gestão Martorelli na Federação Nacional entra em vigor na CBF

Na última quarta-feira (8), uma Resolução da Presidência da CBF – Nº 01/2017 – criou o Regulamento de Licença de Clubes. O documento de 33 páginas publicado no site oficial da entidade estabelece a estrutura, os procedimentos e os critérios técnicos que serão exigidos para a disputa das competições nacionais e internacionais a partir de 2018.

O que poucos sabem é que a proposta de pauta é de Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo. Em 2015, quando ainda presidia a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), o ex-goleiro do Palmeiras levou o modelo de controle de qualidade ao secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

“Conseguimos trabalhar a noção de que queremos mais clubes disputando as competições, dessa forma aumenta o numero de vagas de trabalho. Porém, há necessidade de que os clubes que tenham uma estrutura mínima como departamento médico, locais adequados para treinamentos e jogos, e principalmente, que demonstrem viabilidade financeira, questão que traz estabilidade para o setor e consequentemente o resgate da credibilidade“, defende Martorelli.

De acordo com a entidade máxima do futebol, a obtenção de licença será essencial para um clube brasileiro participar das competições continentais da Conmebol na temporada 2018, como a Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Recopa. Para os campeonatos nacionais, no entanto, a CBF elaborou um cronograma gradativo para adoção em cada temporada, o que foi duramente criticado pelos sindicalistas paulistas.

“A ideia sempre foi a de manter os jogadores brasileiros jogando nossos campeonatos, a falta de estrutura afugenta. Não foi á toa que os clubes chineses levaram fácil os jogadores começo do ano passado. Em 2015, nossos principais clubes atrasaram e muito os salários, quem é que quer viver nessa situação de instabilidade? Nunca esquecer que tentávamos discutir essa reforma desde a época do Teixeira (Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF) que nunca se importou em melhorar a estrutura do futebol brasileiro, e veja no que deu. Eu sempre digo que os 7X1 não foi por acaso, foi fruto de muito tempo de descaso”, cutuca.

A CBF ainda afirmou que vai divulgar anualmente os critérios específicos aplicáveis a cada série do Brasileirão, assim como as regras de licenciamento para outras competições coordenadas pela entidade.

“Como vivemos novos tempos e o país está numa fase de transformação total, fico satisfeito de ver acontecer tudo que acreditava e lutei para sua implantação. Mais uma ação que serve para que defendamos nossa postura, afinal, todas as mudanças, para melhor, em nosso futebol, sempre partiram do Sindicato de Atletas de SP. Mais uma vez cuidando de gente fizemos um golaço. O futebol e a categoria agradecem”, concluiu.

Confira o Regulamento de Licença de Clubes, na íntegra.

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?