Rinaldo Martorelli: “Estamos marcando um feito histórico com a CONMEBOL”

REDAÇÃO SAPESP (COM CONMEBOL)

A aproximação entre a CONMEBOL e a FIFPro (Federação Internacional de Futebolistas Profissionais -subsidiária America), ocorrida no último dia 21 de Janeiro, em Assunção-PAR,  é mais uma das ações inéditas que o sindicalista brasileiro Rinaldo Martorelli vem tomando para criar melhorias significativas para os problemas do futebol sul-americano. "Estamos marcando um feito histórico com CONMEBOL", discursou o ex-arqueiro do Palmeiras após a reunião final realizada no Paraguai.

A exemplo do que fez no Brasil em 14 de janeiro, com a assinatura de um termo de intenções entre a Fenapaf e os representantes dos clubes, Martorelli e a comitiva do sindicato sul-americano agora também possuem oficialmente uma parceria com a entidade máxima do futebol no continente.

Após a conclusão da reunião em que selou o acordo, Martorelli concedeu entrevista exclusiva ao site da CONMEBOL.

Senhor Martorelli, como foi o terceiro encontro entre líderes da CONMEBOL e FIFPro?

Rinaldo Martorelli: Excelente, não poderia ser melhor. Na verdade, todas as reuniões têm sido muito boas, na Bolívia, na Argentina e agora no Paraguai. Sentimos que estamos lidando com pessoas do bem, sinceras e honestas, que você vê que querem um futebol melhor em todos os sentidos e que é a mesma coisa que nós queremos. Nós nos encontramos com o presidente Figueredo e agora com o Napout Chávez. Tivemos uma impressão muito boa em todas as reuniões pelo alto nível. Eu não hesitaria em dizer que estamos marcando um evento histórico com CONMEBOL. É verdade que é apenas o começo de uma longa estrada, mas da para sentir quando o ambiente é propício para que as coisas caminhem bem.

O que você achou mais importante nesses encontros?

RM : Acreditamos que não estamos em lados apostos, pelo contrário. As cartas foram postas à mesa e tudo o que está acontecendo (problemas) foram citados. Houve uma perfeita comunicação em cada reunião e todos nós entendemos que não somos inimigos, e sim jogamos no mesmo time, ou pelo menos buscamos os mesmos objetivos. É claro que há questões a serem discutidas e serão discutidas mais adiante, mas quando isso acontece em alto nível que estamos no caminho certo para que sejam concretizadas.

Quais questões foram enfatizadas?

RM:   São várias. Eles têm muitas questões sobre a mesa para trabalhar e vão estabelecer prioridades. Tem-se falado do racismo, organizando clubes e campeonatos, violência, salários, direitos e obrigações de cada parte, em ordem, os pontos são muitos e cada um está focado. Estamos lidando com três conceitos importantes: 1) têm boas intenções, 2) que vai cometer erros e 3) ter humildade suficiente para reconhecer os erros e corrigí-los. Queremos o futebol sul-americano forte e saudável. Encontramos pessoas que querem a mesma coisa e mesmo que possam ter diferentes pontos de vista lutarão para que isso aconteça.

Quais são os próximos passos?

RM: Em primeiro lugar, o Comitê Executivo da CONMEBOL deve ser formando. Uma vez que isso aconteça, formaremos comitês para começar a trabalhar em conjunto cada um dos pontos acima. A verdade é que cada reunião nos deixa mais satisfeitos com a qualidade e cordialidade dos líderes da CONMEBOL e porque sentimos que não estamos perdendo o nosso tempo, estamos certos que avançamos. Meus colegas e eu estamos confiantes de que os resultados dessas reuniões serão colocados em prática, é claro que algumas coisas demoram mais que outras, mas o importante é ter começado todo este caminho.

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?