SAPESP marca presença no 1° Fórum Brasil de Treinadores

REDAÇÃO SOCCER DIGITAL
Jansen Serra – Enviado a Itu-SP

O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo esteve presente no 1º Fórum Brasil de treinadores, realizado nesta segunda-feira (01/12/2014) na cidade de Itu/SP. Entre as 243 pessoas que acompanharam este evento histórico para o esporte nacional, estavam o Presidente do SAPESP, Rinaldo Martorelli, e o Preparador de Goleiros do Projeto Expressão Paulista, Julio Cesar Bonfim.

Para Martorelli já faz tempo que este tipo de ação deveria acontecer e que é preciso mais eventos como este. “Esta profissão, esta atuação, precisa ser discutida faz tempo. Talvez eu seja, dos institutos oficiais, o primeiro a perturbar tanto a CBF, quanto o ministério do esporte, que precisamos criar um mecanismo de qualidade de conhecimento no setor. Eu conheço um pouco lá fora, conheço principalmente o que acontece na Holanda e na Alemanha, sei porque eles acabam ganhando da gente. Com a falta de qualidade humana, eles acabam ganhando da gente. O SAPESP, que é um dos fundadores da FENAPAF (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol), tem apoiado o evento esperando que seja a primeira discussão, mas precisamos de mais. Nós precisamos melhorar a condição do treinador, precisamos que o governo entenda a necessidade de melhorar a condição do treinador, que a CBF entenda esta necessidade e que esse possa ser um marco para este desenvolvimento”.

A programação do Fórum abordou diversos temas, entre eles Ética, que para Martorelli é um tema difícil, mas necessário de se debater. “Eu que estou no futebol a muito tempo já vi de tudo. Já vi treinador tomando dinheiro de jogador, eu já vi treinador se oferecendo para um cargo, quando o outro treinador perde duas ou três partidas. Então falar em ética no Brasil, que falta cultura é complicado, mas tem que falar, tem que mostrar que isso não é possível”.

Para Julio Cesar Bonfim o evento foi além do que ele esperava. “Superou totalmente, estava demorando para os treinadores tomarem esta iniciativa de se reunirem e debaterem, em grupo chegamos em conclusões bem concretas. Fiquei muito feliz em participar e em rever amigos, pessoas que convivemos, trabalhamos juntos, pessoas que tem um pensamento bom, que compactuam de uma ideia que vai realmente contribuir não só para o crescimento da categoria, mas do esporte. Isso é fundamental! Espero que se repita, para que em conjunto possamos encontrar alternativas para o crescimento do esporte”.

Não só a falta de resultado, mas também o acúmulo de responsabilidades estão afastando o treinador de sua função principal, que é treinar a equipe. Como afirmou Julio Cesar. “Não só a falta de resultados, mas a cobrança exagerada que recai sobre o treinador. Hoje ele (o treinador) acaba respondendo pelo presidente, pelo gestor, enfim, pelo clube todo. A última função de um treinador hoje é treinar sua equipe, isso é desumano”.

O fórum foi organizado pela Federação Brasileira de Treinadores de Futebol e contou com a presença de 153 treinadores de vários estados brasileiros. Temas como tática, ética, calendário e pré-temporada, foram debatidos por grandes nomes do futebol, como, Falcão, Carlos Alberto Parreira, Alexandre Gallo, Muricy Ramalho, Emerson Leão, Dorival Junior, Vagner Mancini, Gilson Kleina, Enderson Moreira, o Preparador Físico Moraci Santana e o Dr. Turibio Leite.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23

post---assembleia-ata-e-video

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?