SAPESP tem audiência com Ministro da Previdência para tratar de benefício de recolocação

O presidente do Sapesp e da Fenapaf, Rinaldo Martorelli, o vice-presidente do Sapesp, Luis Eduardo Pinella e o advogado Guilherme Martorelli estiveram, na tarde de hoje (08 de maio), reunidos com o Ministro da Previdência Carlos Eduardo Gabas.

O encontro serviu para a discussão da concessão por parte do Estado de um benefício que possa suportar o atleta quando este se retira da atividade futebolística enquanto se prepara para outra atividade.

O pedido deste benefício, que é temporário, tem como base a contribuição que o próprio trabalhador atleta faz à Previdência Social ao longo de sua carreira, portanto, não se trata de nenhuma doação por parte do Estado.

A Fenapaf defende que o jogador tem sim direito a um benefício especial pelas particularidades da profissão que ao invés de retirar direitos obriga o Estado a olhar de forma diferente esta categoria.

“Não queremos doação, nem poderia ser, pois nunca defenderíamos que um jogador se aposentasse aos 35 anos enquanto os outros trabalhadores se aposentam aos 65 anos. O que entendemos é que o trabalhador do futebol necessita de um amparo enquanto ele está tentando se recolocar no mercado de trabalho, mas tudo com base na sua própria contribuição”, explicou o presidente Martorelli.

O requerimento entregue ao Ministro Carlos Eduardo Gabas, que foi muito receptivo com a ideia, traz um pouco da visão da categoria, como o atleta se enquadra na Previdência e uma visão do impacto que este benefício traria para os cofres do Estado.

“Primeiro há que se salientar que os futebolistas não gozam da proteção do Estado, até do Seguro Desemprego estamos fora – aliás outra gestão feita, só que no Ministério do Trabalho, e depois de um estudo elaborado, vimos que é insignificante aos  cofres  do Estado qualquer benefício direcionado para os atletas através da Previdência que não se trataria nem de 0,05 % da massa de trabalhadores do país”, finalizou o presidente.

O Ministro Carlos Gabas, muito solícito e solidário à causa, irá iniciar o procedimento para a viabilidade do requerimento.

VEJA AS FOTOS

POST---COMUNICADO-IMPORTANTE-TITE

COMUNICADO: Tite, tenha coragem e exija de seu clube

WhatsApp Image 2024-08-02 at 07.48.06