Sindicato de Atletas SP presente no Conselho Técnico da série A1

Aconteceu na última quinta-feira (16 de novembro de 2023), a reunião do Conselho Técnico da Série A1 do Campeonato Paulista de 2024.

O Sindicato de Atletas SP mais uma vez foi representado pelo presidente Rinaldo Martorelli.

A exemplo do que aconteceu nos Conselhos Técnicos das séries A2, A3 e A4, a grande preocupação ficou por conta das manipulações de resultados.

O presidente do Comitê de Integridade da FPF, Paulo Schimit, destacou a importância do trabalho que o Sindicato de Atletas SP desde 2015, levando informações relevantes aos atletas em mais de 400 palestras ministradas pelo diretor do Sindicato, Mauro Costa, que também integra o Comitê da FPF.

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

Outro tema de importância, desta vez trazido pelo próprio presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, foi a negociação que está em trâmite visando a conclusão da Convenção Coletiva de Trabalho afirmando que já é hora de defini-la. Reinaldo Bastos solicitou ao presidente Martorelli que expusesse a posição do Sindicato:

“As maiores ligas de futebol do mundo e as grandes ligas norte americanas tem por costume a negociação entre representantes de atletas e representantes de clubes há décadas. É nessa mesa da negociação que os problemas são resolvidos, problemas de todas as naturezas, e relação de trabalho ou de operações comerciais, porque sempre se equilibra os interesses porque a mentalidade sempre é de convergência. A legislação vem mostrando cada vez mais que, em vez de auxiliar, vem atrapalhando as relações do esporte. Os projetos de lei já de início carregam inconsistências e impropriedades que são aumentados quando da tramitação recebe uma porção de emendas parlamentares que servem para que os políticos agradem seus clubes, mas sem nenhuma responsabilidade com o esporte. A CCT é uma ferramenta importante para ultrapassarmos esse problema porque, depois da reforma da CLT em 2017, ela tem mais valor que a própria lei, desde que não haja prejuízo para os trabalhadores. O Sindicato vem buscando essa forma de pacificação da relação desde 1997. Pacificação porque traz, além de outros vários benefícios, a segurança jurídica desejada para todos e evita que um terceiro, o juiz, venha decidir questões que ele não está habituado a julgar, e o que temos visto são verdadeiros absurdos jurídicos nas decisões. Se trata de matéria específica que é somente afeta àqueles que lidam diariamente no setor, por isso a importância de definirmos o quanto antes essa CCT”, defendeu.

O presidente do sindicato de atletas SP aproveitou para desejar sorte aos clubes participantes:

“Desejo todo sucesso aos clubes nessa próxima edição do Campeonato Paulista da série A1 de 2024, lembrando que o sucesso vem antecedido de deveres, principalmente aqueles que dizem respeito a observância estrita as regras, não só as regras do jogo, mas as regras de respeito a todos aqueles que compõe o futebol e até essa ênfase atinja a relação de trabalho dos jogadores”.

MANUTENÇÃO DE DATAS DOS ESTADUAIS

O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, em resposta a fala de representante da SE Palmeiras, explanou algumas questões referentes ao calendário do futebol. Propôs aos clubes que assinassem um manifesto a ser encaminhado para a CBF de apoio a manutenção das 16 datas disponíveis aos campeonatos estaduais – há estados que não necessitam delas porque seus campeonatos são compostos de, no máximo, 12 clubes, que não é o caso de São Paulo que de 20 clubes diminuiu a 16 o número de participantes para se adaptar ao calendário nacional.

O presidente Rinaldo Martorelli se propôs a assinar o documento para a manutenção das datas.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 14.47.32

AGENDA: Martorelli representa Sindicato de Atletas SP em Brasília

POST-GDE---COLUNA

O Futebol Brasileiro tocando pandeiro para doido dançar