A pedido da FENAPAF, CBF abre as portas para os atletas

REDAÇÃO SAPESP

Aconteceu nesta segunda-feira (18 de maio), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o primeiro encontro para a formação do Grupo de Trabalho proposto pela Fenapaf à entidade máxima do futebol brasileiro para debater com atletas, sindicatos e clubes uma pauta que envolveu cinco itens: Calendário, Convenção Coletiva de Trabalho, Normas de Licenciamento de Clubes, Câmara Nacional de Resolução de Disputas, Plano de Previdência para Atletas / Recolocação Profissional de atletas ao término da carreira.

Destes, a discussão sobre o Licenciamento de Clubes avançou a ponto de ser criado um Grupo de Trabalho para viabilizá-lo o mais rapidamente possível. Coube à Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol, através de seu presidente, Rinaldo Martorelli, a indicação dos jogadores que fizeram parte do debate.

De São Paulo, voaram o lateral-esquerdo Zé Carlos (ex-Corinthians e Botafogo-RJ) e que disputou o Paulistão pelo Ituano, além do atacante Adauto (ex-Atlético-PR e Ponte Preta), artilheiro do Sport Club Atibaia na campanha do acesso à Série A3.

" É uma oportunidade única que tivemos de nos fazermos representar e, por isso, quero agradecer ao presidente Marco Polo. Saímos daqui muito otimistas, confiantes de que estamos colaborando para a melhoria do futebol brasileiro, da qual outras gerações poderão se beneficiar", opinou Adauto, Campeão Brasileiro pelo Atlético Paranaense em 2001 e protagonista de uma campanha do Governo Checo contra o racismo.

Já Zé Carlos apresentou uma realidade que foge, inteiramente, aos padrões esperados de um clube profissional de futebol.

"Existem clubes que não têm a mínima condição de funcionar. Não têm campo, sede e não pagam salários. Pela primeira vez os atletas tiveram as portas abertas na CBF, de forma pacífica, para um debate em prol do nosso futebol", falou o ex-botafoguense.

O Grupo de Trabalho para viabilizar o Licenciamento de Clubes será constituído pelo diretor Financeiro da CBF, Rogério Caboclo; advogado Álvaro Melo Filho; dois representantes do sindicato dos clubes; dois representantes dos sindicatos dos atletas; dois presidentes de clubes e dois jogadores.

Estiveram na reunião os seguintes jogadores: Wescley (sem clube), Lima (sem clube), Rafael (Audax), Adauto (Atibaia), Alex Bruno (Marília) e Marco Aurélio (carreira encerrada por contusão) e Zé Carlos (Ituano).

Participaram também os presidentes do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello; do Fluminense, Peter Siemsen; do Sindicato do Futebol, Mustafá Contursi; o vice-presidente Ângelo Vesropi e o presidente do Sindicato de Atletas Profissionais do RJ, Alfredo Sampaio.

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23