China é principal fonte de matérias-primas de doping, diz Wada

FOLHA DE S.PAULO

Praticamente todas as matérias-primas utilizadas por grupos criminosos em todo o mundo para produzir substâncias ilegais para doping no esporte vêm da China, disse o diretor-geral da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês), David Howman, nesta terça-feira.

"Noventa e nove por cento das matérias-primas que são usadas através da Internet para fazer substâncias na cozinha ou no laboratório de quintal são provenientes da China", disse Howman, em entrevista durante um simpósio da Wada com a mídia em um hotel de Londres.

Dois anos atrás, Howman causou tumulto em uma conferência de doping, também em Londres, ao afirmar que o submundo do crime controlava uma grande parte de esporte mundial.

Nesta terça-feira, ele disse acreditar que pelo menos 25 por cento do esporte internacional é atualmente controlado "em um grau ou outro" pelo submundo. "Eu estou fazendo essa declaração com base em informações que recebi, não é uma suposição", disse Howman.

"Isso é uma preocupação, porque bate no coração e na integridade do esporte", acrescentou ele.