Diretoria da Fenapaf avalia como positiva sua participação na reunião realizada na CBF

NOTA OFICIAL

Os diretores da Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol), Rinaldo Martorelli, Alfredo Sampaio, Ivo Amaral, Marcos Gaucho,  Paulo Mocelin, Marcelo Cruz, Luis Eduardo Pinella,  estiveram presentes na reunião na sede da CBF ontem (28 de outubro) com o presidente da entidade José Maria Marin, presidentes de clubes, sindicatos estaduais, representantes de jogadores, presidentes de entidades de classe, além de representantes da TV Globo.

A reunião serviu para ratificar as propostas apresentadas pela Fenapaf de melhoria do futebol brasileiro e colocá-las em prática a partir de 2015.

“A reunião transcorreu da maneira que esperávamos, de forma democrática e tranquila. Essas propostas estão sendo discutidas já há algum tempo visando a saúde do atleta e uma melhoria no futebol nacional. Nessa reunião, notou- se  claramente que as propostas apresentadas pela Fenapaf atendem às necessidades e expectativas de todos". afirmou Alfredo Sampaio, vice presidente da Fenapaf.

“Para se chegar a um calendário ideal os clubes deveriam participar de menos competições, porém argumentam grande dificuldade quanto a isso por representar uma perda considerável de receita. Desde o começo se pretendia diminuir as datas dos campeonatos estaduais questão que éramos contra. No final a proposta mais bem aceita foi a da Fenapaf em que limita a participação dos atletas e o clube joga o número de partidas que entender que seja suficiente para viabilizar sua situação financeira. Participa das competições que entenda que deva, porque existem campeonatos que o clube só disputa se quiser – casos da Copa do Brasil e da Copa Sul Americana. Com relação a limite de participação dos atletas e  com base nos estudos feitos pelo fisiologista Dr. Turíbio Leite a pedido da Fenapaf, o limite é de 66 jogos por atleta, 7 jogos no máximo por mês e respeitando-se o prazo mínimo de 66 horas entre uma partida e outra. Desta forma garante-se os 30 dias corridos de férias e 30 dias de pré-temporada. Assim teremos mais empregos para os atletas e sua condição de saúde fica preservada”, enfatizou Rinaldo Martorelli, presidente da entidade.

“Nessa discussão aberta e com todas as partes do futebol envolvidas pôde-se constatar o desenvolvimento do trabalho da Fenapaf. O trabalho político feito e aprovado para que os clubes não possam mais dever salários para os atletas; a questão da pré-temporada de 30 dias para 2015 que vinha sendo discutida com a Rede Globo e confirmada nessa reunião; a ratificação da vitória na observação das férias de 30 dias para os jogadores, a vitória na questão do adiamento dos estaduais para 2014, foram as questões que se salientaram e não deixam dúvidas ou qualquer possibilidade de questionamentos. O trabalho, assim, ficou muito mais valorizado”, salientou Ivo Amaral, diretor financeiro da Fenapaf.

No final todos os diretores presentes agradeceram a CBF pela oportunidade, principalmente porque, na atual gestão da entidade vem podendo propor discussões que visam à busca de soluções, na ratificação do sentimento que somente assim se constrói um futebol melhor. Todos saíram com o verdadeiro sentimento de dever cumprido.

cons-39

Sindicato participa do Conselho Arbitral da Série B Paulista e Martorelli comemora monitoramento de salários dos atletas

WhatsApp Image 2024-01-12 at 15.21.52

Rinaldo Martorelli se reúne com o presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira