Expressão Paulista

Goleiro Deola treina e valoriza projeto do sindicato para atletas sem clube

Uma das situações mais comuns na carreira de um jogador de futebol é o intervalo de contratos entre um clube e outro. Enquanto não assinam um novo acordo, muitos atletas recorrem à academias ou até mesmo personal trainers para manter a forma. A parte técnica, no entanto, acaba ficando comprometida. O trabalho com bola, que é tão ou mais importante que a forma física, se torna a maior dificuldade encontrada pelos profissionais da modalidade.

Foi pensando nisso que há 10 anos o Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo (SAPESP) lançou o Projeto Expressão Paulista, que investe em estrutura e comissão técnica gabaritada para oferecer gratuitamente aos jogadores sem clube treinos diários em um campo no Bairro da Penha, na zona leste de São Paulo. É uma ótima oportunidade para realizar trabalhos com bola e até jogos-treino contra equipes do estado.

Aos 33 anos, o goleiro Deola, é um dos atletas que vem aproveitando a estrutura oferecida pelo sindicato enquanto não assina com o próximo clube. O arqueiro revelado nas categorias de base do Palmeiras e com passagens por Vitória-BA, Atlético Sorocaba e Fortaleza, elogiou o trabalho realizado pelo SAPESP e “convocou” os demais boleiros a também fazerem parte do projeto.

CLIQUE E ASSISTA

Deola, primeiramente agradecemos por sua entrevista à TV SAPESP. Gostaria que você falasse sobre o Projeto Expressão, você que está treinando aqui enquanto não acerta com um novo clube. O que achou desse trabalho do Sindicato?

Primeiramente é um prazer estar aqui trabalhando com o Sindicato. Ao longo da nossa vida profissional sempre que nós precisamos o sindicato está ajudando. Agora estou no Projeto Expressão, para jogadores que estão sem clube. No meu caso, é uma oportunidade muito boa porque é muito diferente você fazer a parte física ou só uma parte técnica, você precisa desse contato com os jogadores e isso te da um caminho. Quando chega a um time grande você já está apto porque já fez trabalho de finalização, trabalho de passe, coisas que no dia a dia o profissional precisa. Então, é muito importante porque ao invés de ficar treinando separado, aqui tem um campo e outros profissionais. É como se fosse um clube mesmo, onde te da toda essa oportunidade para poder chegar no próximo clube apto para jogar futebol.

Falando especificamente sobre sua posição, a de goleiro. Qual a importância de seguir treinando para manter o tempo de bola?

Com certeza. Se treinar só a parte física, você vai chegar a um clube precisando de algum tempo ainda para poder trabalhar a parte especifica e depois a situação de jogo. Se você tem um treinador de goleiro, você tem a parte especifica completa, você faz a parte física, a parte técnica e também a situação de jogo, aquela de estar dentro das traves fazendo finalização, fazendo cruzamento, fazendo um coletivo. Isso é muito importante para estar apto, eu já me sinto muito mais capacitado a chegar a algum clube do que há um mês, antes de começar a treinar aqui no projeto.

Para finalizar, gostaria que enviasse uma mensagem aos atletas que estão parados. O que você poderia falar para eles sobre o Expressão Paulista?

Venha trabalhar porque tem profissionais bem capacitados aqui e está todo mundo de braços abertos esperando e pronto para ajudar. O mais importante é isso, é receber esse carinho, receber essa ajuda de todo mundo que está aqui para que possa ter uma cabeça boa, pois ficar desempregado é difícil às vezes, você fica pensando muita coisa e aqui você pode ter uma palavra de conforto também para poder desempenhar melhor a sua profissão e chegar ao novo clube.

QUER FAZER PARTE DO EXPRESSÃO PAULISTA?

Consulte-nos e participe: (11) 3392-6969 ou pelo e-mail atendimento@sapesp.com.br

20240620175852_479

STJD reforma parcial pena de atleta por manipulação no Paulista Sub-23

post---assembleia-ata-e-video

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?