Martorelli comanda Congresso das Américas em Bogotá

Redação Sapesp

Bogotá (Colômbia) – A cúpula da FIFPro – Divisão América do Sindicato Mundial de Atletas, reuniu-se nos dias 17 e 18 de agosto, em Bogotá (Colômbia) para a chamada Assembléia Ordinária, já sob a presidência do brasileiro Rinaldo Martorelli.

Organizado pela  ACOLFUTPRO – Sindicato Colombiano de atletas profissionais, o Congresso debateu diversos assuntos ligados a atletas de futebol de toda a América.

Além dos anfitriões, representantes de Argentina, Brasil, Bolivia, Costa Rica, Chile, Equador, Guatemala, Paraguai, Perú e Uruguai discutiram em profundidade todos os aspectos regulamentarios, legais e a atual situação atual dos atletas de cada um dos países.

"Nestas ocasiões, há um grande intercâmbio de informações com cada país apresentando seus trabalhos, avanços e a também na busca de soluções para seus problemas", apontou Rinaldo Martorelli, atual presidente da Divisão América (2011 a 2013) e que comanda também o Sindicato Nacional de Atletas no Brasil (FENAPAF) e o Sindicato Paulista (SAPESP), localizado na zona oeste de São Paulo.

EQUADOR SUSPENSO DO COMITÊ

Um dos pontos mais delicados do encontro foi o assunto Equador. Severamente questionado nos últimos meses pela Divisão Americana da FIFPRO tanto por não lutar pelos direitos dos atletas em seu país quanto por supostas irregularidades, o Sindicato Equatoriano acabou oficialmente suspenso da entidade.

"Foi introduzido na Assembléia o relatório da inspeção realizado pela comissão delegada pela Divisão FIFPro América em relação ao Associação do Equador, em que se poderia estabelecer as irregularidades e más práticas, que serviu como seu presidente, Sr. Emilio Valencia Corozo, os abusos de anos, afetando seriamente os direitos dos trabalhadores no futebol no Equador", diz a nota oficial da entidade em seu site oficial. http://www.fifproamerica.org/en/featured/colombia-sede-del-congreso-de-la-fifpro-division-america

COLÔMBIA NO CAMINHO INVERSO

Se por um lado o Equador vem deixando a desejar no quesito sindicalismo ativo, por outro os anfitriões foram massivamente elogiados em relação a luta pela classe trabalhadora do futebol.

Através de uma lei sancionada pelo Governo Nacional, clubes que atrasarem mais de dois meses de salário perderão suas licenças desportivas. "A Colômbia é justamente o inverso do Equador. Vem fazendo um trabalho maravilhoso. Conseguiu com muita luta sancionar uma lei que tira a licença desportiva dos clubes que atrasam mais de dois meses de salário. É uma grande e histórica vitíoria", comemorou o presidente da entidade americana.

Para saber mais sobre o Congresso em Bogotá acesse o site  www.fifproamerica.org

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?