Sapesp completa 67 anos nesta quarta-feira (23/07)

REDAÇÃO SAPESP

O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo – SAPESP, completa 67 anos nesta quarta-feira (23/07). A entidade de classe, hoje dirigida por Rinaldo Martorelli, foi fundada em 23 de Julho de 1947 também por um ex-goleiro, Helio Geraldo Caxambu (foto ao lado de Pelé), líder do elenco do São Paulo F.C nos anos 40. O pontapé inicial ocorreu em uma reunião realizada na sede da Associação Comercial, na Rua Libero Badaró, em São Paulo (SP).

Dois anos após a formação do time, a entidade tornou-se sindicato. Já nos primeiros anos de vida o Sapesp mostrou a sua força e sua ideologia de conciliação. Foi quando o então presidente da Federação Paulista de Futebol Roberto Gomes Pedrosa, que com a intenção de medir o poder e a representatividade do Sindicato, testou-o da seguinte maneira: telefonou para Caxambu falando que os jogadores do Jabaquara estavam em greve e que não jogariam na rodada do domingo, caso não recebessem seus devidos salários. Pediu a ele que fosse a Santos resolver o impasse. Caxambu, José Procópio e Hélio Augusto Silveira se reuniram com os jogadores e com a diretoria do Santos e estabeleceram um acordo. Além dos jogadores terem recebido os salários antes do jogo, conseguiram vencer o Atlético Ipiranga.

A partir deste acontecimento Roberto Pedrosa percebeu que o trabalho do Sindicato de Atletas era de cooperação e colaboração, e não de uma entidade para organizar greves e brigar com os clubes.

DIAS ATUAIS

A profissionalização do futebol e a expansão do mercado de trabalho de atletas no exterior criou uma nova dinâmica de trabalho para o Sindicato de Atletas. Em 2001, ao lado de outros 4 sindicatos, fundou a Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), hoje responsável por 18 sindicatos estaduais formados e com sede administrativa.

Em São Paulo, Rinaldo Martorelli articulou diversas leis e benefícios em pról dos atletas, desde que assumiu a direção do sindicato paulista após ser vítima da lei do passe quando atuava no Palmeiras. Entre seus feitos estão o fim da lei do passe, a elaboração da Lei Pelé, férias de 30 dias para atletas, fim do afastamento, Direito de Arena, perda de ponto para clubes devedores de salários e parada para hidratação durante as partidas.

TREINAMENTO PROFISSIONAL

O Sapesp vem trabalhando forte nos últimos anos em busca de mais espaços para os atletas profissionais. Prova disso são as novas parcerias de trabalho com renomados profissionais do esporte, caso de Turibio Leite de Barros, consultor na área da fisiologia do exercício.

Assembleia: ATA e vídeo disponíveis

POST---COLUNA-MARTORELLI-RS

Tragédia no Sul e o futebol: paralisação é a solução?